Os petropolitanos contam com os espaços públicos abertos para praticarem suas atividades físicas durante a Festa do Colono Alemão, que acontece na cidade entre 22 de junho e 1º de julho. O Parque Municipal Paulo Rattes, em Itaipava, conta com uma pista de corrida de 1,2 quilômetros, quadras poliesportivas e ciclovia. Para quem prefere estar mais próximo da natureza, o Parque Natural Municipal Padre Quinha, na Avenida Ipiranga, oferece trilhas e espaço para lazer com mesas e bancos disponíveis para refeições e outras atividades. Excepcionalmente, o Circuito de Lazer, na Avenida Barão do Rio Branco, não funciona nos dias 24 e 29 de junho e 1° de julho.

“Dessa maneira, garantimos que os atletas amadores e profissionais da nossa cidade possam realizar suas atividades normalmente durante aBauernfest. Também vamos oferecer os Jogos Germânicos dentro da programação da Festa do Colono Alemão, sendo mais uma opção de diversão para os adultos e crianças”, explica o superintendente de Esportes e Lazer da cidade, Hingo Hammes.

Uma excelente opção para os corredores, o Parque Municipal Paulo Rattes, em Itaipava, conta com uma pista de corrida de 1,2 quilômetros, além de quadras poliesportivas e ciclovia. O espaço é muito utilizado pelos frequentadores para caminhadas e piqueniques e funciona diariamente de 7h às 18h – durante o horário de verão de 7h às 20h.

Já o Parque Natural, que fica na Avenida Ipiranga, recebe em média 85 visitantes por dia. Durante o verão esse número aumenta, chegando a 120 pessoas. O local conta com uma área de 16,7 hectares com estágio avançado de Mata Atlântica e pode ser utilizado para trilhas e caminhadas. O espaço funciona diariamente, de 7h às 17h – no horário de verão até às 18h.

“É importante reforçar a importância da prática de alguma atividade física, que pode ser uma caminhada. Os parques da cidade contribuem bastante para o bem-estar dos petropolitanos, e durante a Bauernfest, a gente aposta que serão ainda mais utilizados”, disse Hingo.

A segunda edição dos Jogos Germânicos traz uma programação especial com atividades alusivas à Copa do Mundo, com a disputa de campeonatos de embaixadinhas e de chutes ao gol. A proposta é unir a paixão nacional com às tradições alemãs, com muita diversão e alegria para os participantes.

As atividades dos Jogos Germânicos acontecem na Praça da Liberdade, entre os dias 23 de junho e 1º de julho. Também serão realizadas competições de cabo de guerra, corrida com tora, carrinho de mão e pregar o prego, modalidades que retratam de uma forma divertida os esforços físicos que os primeiros colonizadores tiveram que enfrentar para sobreviver e se adaptar a cidade.

“O futebol continua sendo a grande paixão esportiva do brasileiro. Vamos aproveitar a disputa da Copa do Mundo neste ano e incluir atividades alusivas ao principal evento do esporte no planeta”, disse Hingo, explicando também que a proposta dos Jogos Germânicos é promover diversão entre os participantes, todos os presentes serão premiados com medalha.