Espaço Empreendedor realizou 641 atendimentos em janeiro

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

O número de atendimentos realizados no Espaço Empreendedor em janeiro teve um aumento significativo e alcançou 641 suportes no primeiro mês do ano. Em dezembro de 2017 o local atendeu 388 solicitações. Criado para facilitar a vida dos empresários petropolitanos, o EE mantém, no mesmo lugar, serviços diversos como orientação para micro e pequenos empresários (MEI), emissão da Nota Imperial e atendimentos das secretarias de Meio Ambiente, Obras e Departamento de Trabalho e Renda. Para que os empresários que ainda não conhecem o EE possam conhecer o processo de desburocratização dos serviços, um café da manhã será realizado no EE no dia 5 de março, às 10h. O evento contará com a presença do prefeito Bernardo Rossi.

“A ideia é a de convidar os empresários para um bate-papo informal para que eles possam conhecer a atual estrutura do Espaço Empreendedor. A missão do Espaço Empreendedor está atrelada à simplificação de processos e à facilitação da rotina do empreendedor nos órgãos públicos municipais, com o objeto de garantir um atendimento mais ágil e de melhor qualidade. O número de atendimentos realizados em janeiro comprova a importância desse espaço para os empresários”, explica o prefeito Bernardo Rossi.

Em janeiro, foram 529 atendimentos da Jucerja (alvará, autenticação de livro, consulta jurídica, julgamento, Junta Comercial, Microempreendedor Individual, Nota fiscal eletrônica, registro de empresas e viabilidade). Com relação às demais secretarias foram 112 atendimentos do Mais Valia (Secretaria de Obras), Departamento de Trabalho e Renda, Incentivos fiscais, posturas, produtor rural, Secretaria de Assistência social, Secretaria de Meio Ambiente e outros (certidão de ônus reais).

“Temos nesse espaço vários serviços concentrados. No EE o empresário obtém as orientações necessárias para a emissão de documentos e licenças, simplificação dos processos de abertura, baixa e funcionamento das empresas. Um local onde os empresários podem ter informações e solucionar problemas relativos aos seus processos. O atendimento funciona normalmente no Centro Administrativo e para ficar mais próximo dos empresários, temos a intenção de transferir os serviços para um espaço no Centro histórico. Esse assunto também será discutido nesse café da manhã”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.

O atendimento do EE funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. A implantação do espaço atende a lei complementar 123 de dezembro de 2006, que prevê um tratamento diferenciado para os pequenos negócios.

Confira os serviços ofertados no Espaço Empreendedor: formalização alteração e baixa de empresas cadastradas como Micro Empreendedores Individuais; Cadastro e emissão do Certificado de Condição de Micro Empreendedor Individual – CCMEI; Estudo de viabilidade para empresas MEI (realizadas diretamente no site da Junta Comercial do RJ), emissão de alvará; Protocolo da Junta Comercial para constituição, alteração e baixa das empresas; Autenticação de Livros mercantis, emissão da Nota Imperial e solicitação de incentivos fiscais.

Além disso, no EE os empresários têm acesso a serviços oferecidos por outros departamentos, como Meio Ambiente, Secretaria de Obras, e poderão, ainda, realizar solicitação de incentivos fiscais. Um posto do Departamento de Trabalho e Renda – DETRA – também funciona no EE. No local, podem ser cadastradas e anunciadas as vagas de emprego disponíveis nas empresas.

“Para este ano, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico estabeleceu algumas metas. Entre elas, aumentar em 200% o número de atendimento no EE, aumentar em 30% a emissão de Alvarás de funcionamento e aumentar em 20% número de encaminhamentos para recolocação junto ao mercado de trabalho”, destaca Dalmir Caetano, diretor do Departamento de Relações Institucionais para Indústria, Comércio e Serviços da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.