A higiene da boca também precisa fazer parte da rotina de saúde dos pets. Na semana em que é celebrado o Dia Nacional da Saúde Bucal, a veterinária Mariana Lage-Marques, especialista em odontologia da Petz, alerta para a conscientização da importância da escovação dentária diária de cães e gatos.

A limpeza previne o acúmulo de placa bacteriana, formada diariamente. Caso não seja removida, ela gruda nos dentes e vira tártaro. “Além de prejudicar gengivas e dentes, ha risco das bactérias caírem na corrente sanguínea e contaminarem órgãos vitais como coração, rins e fígado, provocando doenças e comprometendo a saúde dos pets”, explica a Dra. Mariana.

Outro problema frequente é a doença periodontal, que acomete 80% dos animais, caracterizada inicialmente pela inflamação da gengiva, levando posteriormente à perda óssea e dentária. Depois de instalada, a doença só tem tratamento cirúrgico. Raças pequenas são mais predispostas, bem como yorkshire, shih-tzu, maltês, lhasa-apso, poodle, spitz, pug, entre outras.

Prevenção
A escovação dentária deve ser feita todos os dias, com movimentos circulares, por aproximadamente sete minutos, utilizando escova e pasta recomendadas para animais. O ideal é acostumar desde filhote, mas o cão adulto que ainda não higieniza a boca também deve aprender a escovar. E não é difícil. Além disso, avaliação e profilaxia também devem ser realizadas anualmente com um especialista em odontologia veterinária para manter a limpeza mais detalhada e controles radiográficos.

Treinamento
A escovação tem que ser como uma brincadeira, uma atividade prazerosa, fundamental para o bem-estar dos pets. O melhor treinamento é com reforço positivo. Após um bom comportamento durante a escovação ou tentativa de escovação, o pet deve ser recompensado com um carinho, uma brincadeira, um passeio ou até um petisco. Veja a seguir as orientações da veterinária:

7 Dicas para manter a saúde bucal dos bichinhos
1 – Comece o treinamento para a escovação primeiro acariciando com a mão a cabeça do pet, depois a boca e dentro dela. Depois, coloque uma gaze embrulhada no dedo e vá massageando a gengiva. Quando o pet estiver acostumado, troque a gaze pela escova e pasta apropriadas.

2 – Faça a escovação sempre de forma gradual e associando às atividades que os animais gostam. Incentive com um reforço positivo, fazendo alguma coisa que ele goste depois da escovação, como oferecendo brinquedo, passeio ou petisco.

3 – A escova de dente sempre deve ser própria para pets, já que têm cerdas mais suaves e especialmente anguladas. Para cães menores e gatos, as chamadas escovas de dedo funcionam bem. Para animais maiores, o melhor é usar escovas de hastes mais longas, com melhor alcance.

4 – A escovação dos dentes também é mais eficiente quando feita em círculos. O ideal é fazer pequenas circunferências, abrangendo as extremidades da boca de cima a baixo em cada lado.

5 – Ao identificar tártaro nos dentes não escove todos de uma vez. Escolha um e permaneça por uns dois minutos, escovando também a parte de trás, onde as placas se escondem. Se o pet resistir, siga até os próximos dentes, nesse mesmo ritmo. Se não conseguir, melhor não forçar e também tentar mais tarde.

6 – Não tem problema dar o biscoito depois de escovar, porque o importante é remover a placa bacteriana. A ração seca ajuda a não acumular tanto. Já a úmida predispõe mais o acúmulo do tártaro. Os petiscos especiais para a limpeza bucal podem ajudar, mas não substituem a escovação.

7 – Lembrando que os brinquedos de plástico muito duros ou ossos de verdade podem aumentar em 40% as fraturas de dentes. Tem que tomar cuidado com os brinquedos para não aumentar os riscos de fratura dentária.

Sobre a Petz

A rede de pet shops é a maior do Brasil em número de lojas, somando 72 no País – em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. A lojas reúnem tudo o que os bichinhos de estimação precisam para uma vida com qualidade em um só lugar. Os espaços Petz Estética e Petz Veterinário contam com profissionais especializados nos serviços de banho e tosa e na medicina veterinária – capazes de cuidar da saúde e da higiene dos pets da melhor forma. Além do Petz Garden, com plantas, flores e material para jardinagem e piscina. A rede oferece também o Centro Veterinário, que funciona 24 horas no Pacaembu e na Petz Marginal Tietê.

Fonte: Petz

Crédito da foto: Shutterstock