Oito turmas formadas em dois meses de aula, além de orientações online para centenas de pessoas que sonham em concluir o ensino básico (fundamental e médio). Esse é o saldo do Curso Preparatório para o ENCCEJA 2019, Exame Nacional para a Certificação de Jovens e Adultos, disponibilizado pela Escola Popular de Petrópolis (EPP). Em parceria com a UNOPAR, o trabalho totalmente voluntário, contou com 19 educadores e recebeu cerca de 400 alunos em suas salas de aula.

Foram ministradas aulas de Ciências Humanas, da Natureza, Matemática e Linguagens e Redação e o projeto contou também com o trabalho do Núcleo de Acolhimento ao Estudante (NAE) – formado por psicólogos e assistentes sociais.

“Buscamos oferecer a emancipação, condição que só o conhecimento traz. Nossos estudantes já carregam muitos saberes, o que a Escola Popular faz é desenvolver práticas e metodologias que garantam autoestima, incentiva à pesquisa e pensamento crítico. Eles só precisam saber que já sabem!”, afirma o Prof. Yuri Moura, coordenador geral da EPP.

A EPP surgiu em 2017, quando Yuri propôs o coletivo de educadores populares voltado para a educação de jovens e adultos. Ainda neste ano, a Escola Popular, iniciará cursos de alfabetização de jovens e adultos, além de diversos cursos livres e reforço escolar para adolescentes.

O ENCCEJA ocorrerá no próximo domingo (25). O exame, que tem milhares de inscritos em Petrópolis, cresce a cada ano como alternativa para a certificação do ensino médio e fundamental.