Um bate-papo divertido com intervenção musical animou cerca de 30 alunos da Escola Municipal Jandira Peixoto Bordignon, localizada no Quitandinha, nessa quarta-feira (13.09). Foi a apresentação do projeto de TV Digital na Escola, promovido pela entidade não governamental Seja Digital, responsável pelo processo de digitalização do sinal de TV no Brasil. O projeto será levado a 27 escolas municipais selecionadas. No próximo sábado (16.09) acontece outra edição da Seja Digital na Escola Municipal Hercília Moret em Corrêas de 9h às 13h.

O projeto tem como objetivo desmistificar o processo da digitalização do sinal. “A ação nas escolas tem o objetivo de levar a informação às crianças, de forma lúdica, sobre o processo de desligamento do sinal analógico. Entendemos que elas são multiplicadoras do conhecimento, comunicando aos familiares e amigos o que aprendem em sala de aula”, afirma Vivian Bilhim, gerente regional da Seja Digital no Rio de Janeiro.

No mesmo dia a equipe passou pelas escolas Stefan Zweig, Governador Marcello Alencar, Odette Fonseca e Paroquial Bom Jesus. Cerca de dois mil alunos participarão das intervenções culturais. “As crianças ficam animadas com as apresentações. É importante que elas também recebam as informações porque apesar da idade, elas se interessam pelo assunto, aprendem rápido e são multiplicadoras de informação em casa e na comunidade”, disse o secretário de Educação, Anderson Juliano.

A expectativa é que as ações de divulgação sejam intensificadas até o fim de setembro a fim de viabilizar em outubro – data prevista para o desligamento do sinal analógico de TV no estado do Rio – a distribuição de 22.197 kits com antena, conversor digital e controle remoto às famílias que possuem o NIS – Número de Identificação Social por receberem benefícios.

A Seja Digital é uma entidade não governamental responsável pelo processo de digitalização do sinal de TV no Brasil. A parceria com a prefeitura está não só no atendimento à população em pontos instalados em CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e escolas da cidade, como também nas ações sociais que ocorrerão até outubro. Nos locais, haverá orientação sobre o desligamento do sinal analógico de TV, que acontecerá no dia 25 de outubro em na cidade do Rio de Janeiro e em outros 18 municípios da região, quando a programação dos canais abertos de televisão será transmitida apenas pelo sinal digital.

As ações da Seja Digital serão realizada até 10 de outubro e conta com ações culturais em áreas menos digitalizadas da capital fluminense e outras 18 cidades onde o sinal analógico de TV será desligado em 25 de outubro. São elas: Nova Iguaçu, São Gonçalo, Niterói, Duque de Caxias, Petrópolis, Tanguá, Itaguaí, Seropédica, Japeri, Queimados, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo, São João de Meriti, Magé, Guapimirim, Itaboraí e Maricá. De acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.