A programação da quarta edição do Festival Agroserra da Roça ao Prato e segunda no Palácio de Cristal, começa nesta sexta-feira (12.10) com muita animação. Além de várias atividades, show e oficinas infantis para comemorar o Dia das Crianças, está marcada para às 17h a apresentação da Escola de Samba Unidos de Vila Isabel, onde os visitantes poderão conhecer o samba enredo de 2019 “Em nome do Pai, do Filho e dos Santos. A Vila canta a Cidade de Pedro”, que o homenageia a cidade de Petrópolis.O festival conta com o apoio da Prefeitura por meio da Turispetro.

A edição deste ano conta com várias novidades e uma programação extensa. O festival acontece do dia 12 ao 14 de outubro, com o objetivo de valorizar os pequenos empreendedores na região de Secretário e Sebollas. Porém, este ano o evento teve um novo desafio: descobrir novos microempreendedores da região de Petrópolis por meio do projeto Talentos da Roça.

“O Agroserra acontece em um dos nossos cartões postais, com uma proposta diferenciada, onde possibilita aos visitantes uma experiência de degustação dos melhores produtos da região. Estamos impulsionando as programações do município buscando parcerias com a iniciativa privada”, pontua secretário da TurisPetro, Marcelo Valente.

Os jardins e o interior do Palácio de Cristal receberão mais de 50 expositores, onde o público vai conferir uma variedade decervejas e cachaças artesanais, queijos diversos, doces e compotas, legumes e hortaliças orgânicas, artesanato em geral, além da alta gastronomia com opções vegetarianas e veganas, contando ainda com oficinas e workshops. O Agroserra Imperial começa na sexta-feira (12.10) às 10h e a última atração conta com o show da finalista do The Voice Kids, Valentina Francisco, está marcada para às 20h30. No sábado (13.10) o evento acontece de 10h às 23h e no domingo (14.10) de 10h às 19h.

“A AgroSerra é um evento de produtos de Petrópolis que já se tornou uma referência em secretário e agora vem para cidade. A programação especial no Palácio de Cristal vai atrair ainda mais visitantes já que o local é um ponto turístico muito visitado. Vale a pena prestigiar o evento que tem uma programação eclética e conhecer e comprar os produtos produzidos em Petrópolis, movimentando a economia do setor”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico Marcelo Fiorini.

A iniciativa faz parte de mais uma ação para fomentar o turismo em Petrópolis, com a finalidade de destacar e valorizar o produtor local através da união do poder público e da iniciativa privada.

“Nós acreditamos que o Agroserra não é apenas um festival e sim um grande movimento. Temos o interesse de contribuir de forma sócio cultural, contribuir para o desenvolvimento do empreendedor, focado sempre na educação.  Esta edição o Agroserra conta com o apoio de três secretarias de Turismo, Educação e Agricultura, frentes importantes que unidas nos ajudam a realizar o movimento Agroserra”, contou a organizadora do Festival Janice Caetano.

Campanha Desperdício de Alimentos Zero

Em parceria com o departamento de agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), Associação de Feirantes de Petrópolis e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), o Agroserra está lançando uma campanha de conscientização para desperdício de alimentos. No local terá uma barraca com os feirantes, e no sábado (12.10) às 16h, o diretor do departamento de agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Mauricio Soares junto a nutricionistas do Comsea irá ministrar um workshop, ensinando uma receita de um prato, onde os ingredientes, na maioria das vezes são desperdiçados, além de dicas de como aproveitar melhor os alimentos.

Maurício fará uma paella vegetariana com produtos de “sobra” da feira. A Associação de Feirantes fará exposição de frutas de época produzidas em Petrópolis. No espaço, nutricionistas estarão à disposição para dar dicas sobre reaproveitamento alimentar.

PROGRAMAÇÃO:

12.10 – Sexta-feira (Especial Dia das Crianças):

10h30 – Workshop “Como ser criança, vegana e feliz” pela mini-chef Maria Hang
12H – Apresentação Musical com a Camerata do Projeto Ação Social pela Música do Brasil
13h30 – AgroChef Kids: nosso tradicional projeto de cozinha colaborativa agora com mini chefs
15h30 – Oficina de produção de iogurte probiótico para crianças com a nutricionista Noadia Lobão
17h – Apresentação Musical com a Escola de Samba Unidos de Vila Isabel, apresentando o samba enredo de 2019, que homenageará a cidade de Petrópolis: “Em nome do Pai, do Filho e dos Santos. A Vila canta a Cidade de Pedro”
20h30 – Apresentação Musical com Valentina Francisco, finalista da 2° temporada do The Voice Kids

13.10 – Sábado

10h – Oficina de graffiti com Rodrigo CB e pintura para as crianças com Débora Farias
14h – Workshop “Plantas Incríveis, Alimento Livre” (PANCs)”, com a chef Ana Ribeiro

16h– Workshop com Mauricio Sores com a Campanha não desperdice alimentos – receita para aproveitar alimentos
18h – Apresentação Musical com Guido Martini Trio
 20h30 – Apresentação Musical com Os Improváveis

14.10 – Domingo

10h30 – Oficina de horta urbana com Mudas Katsumoto
12H – Apresentação Musical com a Camerata do Projeto Ação Social pela Música do Brasil
14h – Workshop de produção de massas artesanais com a Arteculinarista Adriana Marchese
16h – Apresentação do espetáculo teatral infantil “O Circo de Serafim”, por Grupo de Teatro Circense Andança
17h – Apresentação Musical com Daniel Monnerat