Foto: Divulgação

Enel Distribuição Rio realiza operação ‘Energia Legal’ em Campos dos Goytacazes

Projeto tem o objetivo de combater o furto de energia e aproximar os serviços dos clientes, com atendimento móvel, troca de lâmpadas e orientações para consumo consciente de energia e segurança com a rede elétrica;
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

A Enel Distribuição Rio realiza, de hoje (22) até sexta (25), a operação ‘Energia Legal’ em Campos dos Goytacazes. Com o objetivo de combater as fraudes e os furtos de energia, além de conscientizar a população sobre os riscos e prejuízos desta prática, a companhia reúne uma força-tarefa com equipes de inspeção, em parceria com a Polícia Civil, para fiscalizar e retirar ligações clandestinas. Junto com a operação, a distribuidora oferece uma série de serviços, troca de geladeiras e de lâmpadas gratuitamente para os clientes do município, unidade móvel de atendimento, negociação de dívidas, bem como orientações de segurança com a rede elétrica e dicas de consumo consciente de energia. 

Até hoje, nas 32 edições do projeto ‘Energia Legal’ realizadas pela Enel Rio, a companhia identificou furto de energia em 14.330 clientes, sendo 13.226 residências e 1.104 comércios nas 23 cidades por onde passou desde o fim de 2019. 

Além de ser crime, com pena prevista de um a oito anos de reclusão, as ligações irregulares contribuem para a queda na qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores da concessionária com maior número de interrupções e, por vezes, dificultando o retorno da energia elétrica, além de colocar em risco toda a população. Estima-se que se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os consumidores da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de 5%. 

Clientes que adotam esta prática, popularmente conhecida como “gato”, além de cometer um crime, também colocam em vidas em risco, tanto as suas quanto as da população. Pessoas não habilitadas que tentam manipular o medidor de energia ou realizar ligação direta na rede elétrica estão sujeitos a choques e/ou acidentes graves, que podem ser fatais. 

Os clientes que quiserem denunciar o furto de energia podem fazer isso pela internet: https://www.enel.com.br/, pelo aplicativo Enel Rio ou pelo 0800 280 0120. Não é necessário se identificar. 

Troca de geladeiras 

Por meio do projeto Enel Compartilha Eficiência, a companhia realizará a iniciativa de Trocas de Geladeiras durante a operação ‘Energia Legal’. Os clientes do município poderão se cadastrar no estande do projeto montado na Av. Boa Vista, 115, Farol de São Thomé, até quinta-feira (24) para concorrer a 30 geladeiras eficientes, selo Procel de economia de energia. O sorteio será realizado na quinta, a partir das 13h, no mesmo local. 

Para participar do sorteio, o cliente deve ser consumidor residencial ou rural, titular da conta de energia, estar adimplente com a Enel e ter uma geladeira funcionando para que possa ser efetuada a troca pelo modelo mais eficiente. Os beneficiados nesta ação já terão as geladeiras trocadas na sexta-feira (25), a partir das 9h, no mesmo local onde serão feitos os cadastros. 

Atendimentos e consumo consciente de energia 

Durante a operação, os moradores de Campos também terão acesso a diversas ações da Enel Rio por meio de uma unidade móvel de atendimento, que ficará localizada nos seguintes pontos: Praça de Donana, Praça São Gonçalo e Paróquia de São Thomé. Nessa unidade, os clientes poderão solicitar vários serviços, como segunda via de conta e troca de titularidade, bem como parcelamentos de dívidas. 

Ao longo da ação, a Enel Distribuição Rio também disponibilizará dicas de segurança e de consumo consciente de energia. Além disso, a distribuidora oferecerá informações e atendimento para o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (Baixa Renda), programa do Governo Federal que oferece descontos na conta de energia de até 65% em relação à tarifa residencial normal. O cliente também poderá efetuar o cadastro e realizar a troca de lâmpadas incandescentes e/ou fluorescentes por até duas lâmpadas de LED.    

Colorindo com Energia 

Complementando o Energia Legal, a Enel realizará o projeto Colorindo com Energia, que prevê a pintura do muro da Escola Municipal Donana, que fica na Rua Francisco Sabino dos Santos, 68, Donana. O local receberá artes que estão diretamente ligadas ao combate ao furto de energia e à segurança com a rede de energia. 

Serviço 

Troca de geladeiras 

Cadastramento para a troca de geladeiras 

Data: 22 a 24/11 

Horário: 9h às 17h (dias 22 e 23) e 9h às 12h (dia 24) 

Local: Av. Boa Vista, 115 – Farol de São Thomé 

Sorteio das geladeiras 

Data: 24/11 

Horário: a partir das 13h 

Local: Av. Boa Vista, 115 – Farol de São Thomé 

Entrega das geladeiras 

Data: 25/11 

Horário: a partir das 9h 

Local: Av. Boa Vista, 115 – Farol de São Thomé 

Unidade móvel 

Dia 22/11 

Local: Praça de Donana 

Horário: 8h30 às 17h 

Endereço: Rua Valioncio Alves, 113, Donana (em frente ao bar do Marcinho) 

Dia 23/11 

Local: Praça São Gonçalo 

Horário: 8h30 às 17h 

Endereço: Rua São Gonçalo, 108, Goytacazes 

Dia 24 e 25/11 

Local: Paróquia de São Thomé 

Horário: 8h30 às 17h 

Endereço: Avenida Boa Vista, 115, Farol de São Thomé (em frente à Paróquia de São Thomé)

Sobre a Enel Distribuição Rio  


A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.   

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.