A 2ª Reunião da Rede Franco-Brasileira pelo Desenvolvimento Sustentável no Semiárido do Nordeste (ReFBN) reunirá, segunda (26) e terça-feira (27), especialistas dos dois países na Universidade Federal do Ceará, com a presença do embaixador da França, Michel Miraillet. O evento ocorrerá na Casa José de Alencar (Av. Washington Soares, 6055, Messejana), tendo início às 13h30min da segunda-feira (26).

Durante a reunião, os especialistas discutirão um plano de trabalho para os próximos 10 anos em áreas como água, saúde, solo, biodiversidade e socioeconomia no semiárido do Nordeste. O evento é a primeira atividade oficial da parceria firmada em julho entre a UFC e o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD, sigla em francês), instituição francesa que atua há mais de 50 anos no Brasil em pesquisas e ações de desenvolvimento sustentável.

A solenidade de abertura contará com o embaixador da França, com o reitor Henry Campos e com um representante do Governo do Estado. Logo após, serão realizadas três palestras: o assessor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Antonio Rochas Magalhães, falará sobre “Desertificação, degradação das terras e secas no Nordeste; Políticas e gestão proativas”; o chefe da Divisão de Operações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Gilvan Sampaio, tratará da questão do clima e, por último, o chefe-geral da Embrapa-Semiárido, Pedro Gama, trará o tema “Impactos do câmbio climático e das secas nas populações rurais e nas agriculturas do Nordeste”.

O evento seguirá com apresentações de pesquisadores sobre os temas do evento. Na terça-feira (27), serão realizadas oficinas de três grupos temáticos: Água e gestão de recursos hídricos; Solos, transição agroecológica, biodiversidades; e Dinâmicas sócio-econômicas. Nas três, será buscada a identificação dos objetivos, meios e campos para os próximos 10 anos. A reunião finalizará com a definição e constituição do Comitê de Pilotagem da ReFBN. Confira a programação completa (https://bit.ly/2r4SS9n).

A ReFBN foi criada em 2016 e tem o objetivo de estimular, apoiar e financiar a implementação de projetos conjuntos de pesquisa para o Nordeste, a formação de recursos humanos e de inovação.

Leia também: UFC assina acordo de cooperação com instituto de pesquisa francês (https://bit.ly/2znA8Xk))

 

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331

Foto: Michel Miraillet é embaixador da França na República Federativa do Brasil desde 5 de setembro de 2017 / Reprodução da internet

Fonte: Universidade Federal do Ceará – UFC - Núcleo de Medicina Tropical da UFC