Termina em 10 de abril o prazo para que as empresas de todo o estado do Rio de Janeiro inscrevam seus projetos sustentáveis no Prêmio FIRJAN de Ação Ambiental 2018. A iniciativa que chega a sexta edição reconhece as práticas empresariais que contribuem para o avanço da agenda do desenvolvimento sustentável, com foco na proteção ambiental, no equilíbrio econômico e no bem-estar social.

Empresas de todos os portes que tenham desenvolvido ações no estado do Rio de Janeiro podem se inscrever em cinco categorias: Gestão de Água e Efluentes; Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos; Gestão de Resíduos Sólidos; Gestão de Gases de Efeito Estuda (GEEs) e Eficiência Energética; e Relação com Públicos de Interesse.

Nas duas últimas edições, Petrópolis teve projetos reconhecidos na mesma categoria: Relação com Públicos de Interesse. Em 2016, a Carbografite foi premiada pelo desenvolvimento do Projeto Água, que tem o objetivo de promover educação ambiental com a população, a fim de estimular escolas e estabelecimentos comerciais a disseminarem o conceito de desenvolvimento sustentável. O Projeto já alcançou mais de 38 mil pessoas, distribuiu 25 mil cartilhas pedagógicas e promoveu o plantio de nove mil espécies de árvores nativas da Mata Atlântica, reflorestando 81 mil metros quadrados.

Já no ano passado, a FIRJAN premiou a Águas do Imperador pela implantação de 10 biossistemas em comunidades do município. Feitos em parceria com a ONG O Instituto Ambiental, os biodigestores são produzidos com milhares de pneus e garrafas PET; não há cobrança de tarifa pelo tratamento e o biogás gerado é utilizado como fonte de energia em creches e por moradores da própria comunidade.

A iniciativa destaca o empenho do setor empresarial no aprimoramento de processos produtivos, na implantação de ações socioambientais e em medidas que vão além das obrigações legais. Exemplos disso são projetos de produção de água de reuso, ações para o aumento dos benefícios provenientes da biodiversidade, recuperação de áreas degradadas, eficiência energética, logística reversa, programas de educação ambiental, entre outros. Nas edições anteriores, a iniciativa premiou 32 empresas.

As inscrições podem ser feitas no site www.firjan.com.br/acaoambiental, onde também está disponível o regulamento completo. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail premioambiental@firjan.com.br.

Fonte: Sistema FIRJAN