Empresas tem até 10 de abril para participar do Prêmio FIRJAN de Ação Ambiental 2018 Iniciativa reconhece práticas de negócio sustentáveis adotadas por empresas no estado do Rio

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Termina em 10 de abril o prazo para que as empresas de todo o estado do Rio de Janeiro inscrevam seus projetos sustentáveis no Prêmio FIRJAN de Ação Ambiental 2018. A iniciativa que chega a sexta edição reconhece as práticas empresariais que contribuem para o avanço da agenda do desenvolvimento sustentável, com foco na proteção ambiental, no equilíbrio econômico e no bem-estar social.

Empresas de todos os portes que tenham desenvolvido ações no estado do Rio de Janeiro podem se inscrever em cinco categorias: Gestão de Água e Efluentes; Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos; Gestão de Resíduos Sólidos; Gestão de Gases de Efeito Estuda (GEEs) e Eficiência Energética; e Relação com Públicos de Interesse.

Nas duas últimas edições, Petrópolis teve projetos reconhecidos na mesma categoria: Relação com Públicos de Interesse. Em 2016, a Carbografite foi premiada pelo desenvolvimento do Projeto Água, que tem o objetivo de promover educação ambiental com a população, a fim de estimular escolas e estabelecimentos comerciais a disseminarem o conceito de desenvolvimento sustentável. O Projeto já alcançou mais de 38 mil pessoas, distribuiu 25 mil cartilhas pedagógicas e promoveu o plantio de nove mil espécies de árvores nativas da Mata Atlântica, reflorestando 81 mil metros quadrados.

Já no ano passado, a FIRJAN premiou a Águas do Imperador pela implantação de 10 biossistemas em comunidades do município. Feitos em parceria com a ONG O Instituto Ambiental, os biodigestores são produzidos com milhares de pneus e garrafas PET; não há cobrança de tarifa pelo tratamento e o biogás gerado é utilizado como fonte de energia em creches e por moradores da própria comunidade.

A iniciativa destaca o empenho do setor empresarial no aprimoramento de processos produtivos, na implantação de ações socioambientais e em medidas que vão além das obrigações legais. Exemplos disso são projetos de produção de água de reuso, ações para o aumento dos benefícios provenientes da biodiversidade, recuperação de áreas degradadas, eficiência energética, logística reversa, programas de educação ambiental, entre outros. Nas edições anteriores, a iniciativa premiou 32 empresas.

As inscrições podem ser feitas no site www.firjan.com.br/acaoambiental, onde também está disponível o regulamento completo. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail [email protected].

Fonte: Sistema FIRJAN

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.