Foto: Divulgação

Empresas fecham parceria no programa Ecoenel para beneficiar instituição social em Angra dos Reis

A partir deste mês, a troca de recicláveis da BR Marinas pelo Ecoenel passa a ser revertida em bônus na conta de energia da Associação de Jiu-Jitsu Gaditas, entidade que estimula a prática esportiva no município.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

A assinatura de termo de cooperação entre o programa Ecoenel, da Enel Distribuição Rio, e a BR Marinas – grupo que administra o maior polo náutico da América Latina – começa, a partir deste mês, a transformar resíduos recicláveis em benefícios a Associação de Jiu-Jitsu Gaditas de Angra dos Reis. Com a parceria, a troca de recicláveis (papel, plástico, metal e vidro) da BR Marinas passa a ser revertida em bônus na conta de energia da entidade – que estimula a prática esportiva há quase uma década e atende cerca de 120 crianças e jovens de Angra com aulas de jiu-jitsu, kickboxing, além de outras atividades.

Viabilizado com recursos do Programa de Eficiência Energética da ANEEL, o Ecoenel incentiva a formação de uma rede de parcerias entre cliente, empresa e reciclador com foco em economia, sustentabilidade e conscientização da população.  “A parceria com a BR Marinas, além de extremamente valiosa para a preservação do meio ambiente e apoio às instituições sociais locais, marca a entrada do Ecoenel na Costa Verde. A região tem enorme potencial turístico, o que fortalece o intuito da Enel em promover o acesso ao descarte correto de resíduos recicláveis a moradores e visitantes dos municípios locais”, destaca Leonardo Soares, responsável por Sustentabilidade na Enel Distribuição Rio.

“A parceria do programa Ecoenel com a BR Marinas é consequência da atuação da maior rede de marinas na proteção do meio ambiente e na adoção de políticas voltadas para a sustentabilidade. Desde o seu nascimento, a BR Marinas investe em educação ambiental, sendo pioneira na utilização do processo de dessalinização – que torna potável a água do mar – e na utilização de energia fotovoltaica.  Aderir a um programa tão relevante significa muito para a BR Marinas: muda o patamar de Angra dos Reis no desenvolvimento das atividades de reciclagem, ganhando escala e permitindo um direcionamento adequado aos resíduos da região”, afirma João Fellipe Neves, gestor ambiental da BR Marinas.

Sobre o Ecoenel Empresas

Além de beneficiar os clientes residenciais com bônus na fatura de energia, o programa também permite a participação de consumidores comerciais e industriais, como supermercados, atacadistas, restaurantes, varejo, marinas, indústrias alimentícias e de bebidas, entre outras. Os bônus na conta de energia podem ser direcionados tanto para as empresas quanto para associações beneficentes.

Os ecopontos do programa estão distribuídos nas áreas de concessão das quatro distribuidoras da Enel no Brasil, nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará e Goiás. Nos últimos três anos, apenas na Enel Rio, foram recicladas mais de quatro mil toneladas de resíduos sólidos, que geraram cerca de R$ 1,7 milhão em bônus na conta de energia dos clientes.

A adesão ao Ecoenel Empresas é totalmente gratuita e voluntária. Basta o cliente entrar em contato com a equipe da iniciativa em cada estado e agendar uma reunião de diagnóstico de viabilidade para avaliação dos tipos de resíduos e volume estimados e fechamento da parceria. Após esse processo, será estabelecida a periodicidade para a coleta dos resíduos recicláveis, que é realizada por empresas recicladoras parceiras da Enel.

Além de facilitar o pagamento das contas de energia dos clientes da concessionária, o programa Ecoenel contribui diretamente para a Política Nacional de Resíduos Sólidos e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, especialmente com o ODS 7 – Energia Acessível e Limpa, o ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis e o ODS 13 – Combate às Mudanças Climáticas.

Sobre a Enel Distribuição Rio

A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 2,7 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. 

Sobre a BR Marinas

A BR Marinas é a maior rede de marinas do Brasil. Sua trajetória começou em 1999 com a inauguração da Marina Piratas, em Angra dos Reis. Hoje, o grupo conta com oito marinas no Estado do Rio de Janeiro incluindo a Marina Verolme, maior polo náutico da América Latina e um dos maiores do mundo, e a icônica Marina da Glória, na capital. Todos os pontos de atracação oferecem os mais modernos sistemas de operação de embarcações e são geridos segundo os critérios ESG (Ambiental, Social e Governança). São esses princípios de sustentabilidade que motivam a BR Marinas a estabelecer metas e programas como o que inicia agora com a Ecoenel.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.