As empresas de ônibus de Petrópolis realizaram uma série de ações entre os dias 18 e 25 de setembro pela Semana Nacional do Trânsito. Uma van do Sest/Senat passou pelos terminais do Centro, Bingen, Itaipava e Itamarati, além da Praça Dom Pedro, orientando a população e os rodoviários sobre a responsabilidade de cada um no trânsito. A equipe atendeu mais de mil pessoas nesse período.

Na segunda-feira (24) colaboradores da Petro Ita e da Viação Cascatinha também fizeram uma ação de conscientização na faixa de pedestres da Praça Dom Pedro, com a mensagem: “Trânsito é feito de gente. E a gente merece respeito”.

O muro da garagem da Petro Ita também ganhou um novo visual com imagens do artista plástico, Rodrigo Santana, o CB de Petrópolis. As figuras representam todos os atores do trânsito, como os ônibus, os carros, as motocicletas, bicicletas, os pedestres e cadeirantes.

O tema da Semana do Trânsito neste ano foi estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e propõe a reflexão sobre a busca por um trânsito mais humano e menos violento com o slogan “Nós somos o trânsito”.

Segundo a gerente do Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Petrópolis (Setranspetro), Carla Rivetti, o sistema entende a importância do segmento nesse contexto.

“Por este motivo, as empresas se empenham e, além dos treinamentos realizados na garagem, com conceitos de direção defensiva e segura, se esforçaram para promover uma série de ações em busca de um trânsito mais seguro para os petropolitanos”, disse.

Fonte: Setranspetro