A Semana Nacional de arquivos, cujo responsável é o Arquivo Nacional, é constituída de atividades e eventos especiais em arquivos e outras instituições de memórias, por todo o país. Tem como objetivos aproximar essas instituições da sociedade e divulgar os valiosos trabalhos, às vezes não muito conhecidos, que elas desenvolvem.
Em 2021, a semana será realizada de 7 a 11 de junho, data, estabelecida pelo Conselho Internacional dos Arquivos. O mês é escolhido para recordar o dia Internacional dos Arquivos, celebrado neste 9 de junho. Quem desejar conhecer os eventos que estão acontecendo pelo país afora, pode acessar o site: http://semanadearquivos.an.gov.br.
Em Petrópolis o Centro Alceu Amoroso Lima (CAAL) é que está à frente dos estudos. Entre os objetivos da Semana estão ser instrumento facilitador do acesso à informação, de modo a apoiar cidadãos e cidadãs na defesa de seus direitos; fortalecer a ideia de que quando nos unimos em prol de uma meta comum, mais robusta se torna nossa voz e mais longe poderemos ir e incentivar a produção de conhecimento científico e cultural.
Esses também são objetivos do CAALL, que tem no seu patrono, Alceu Amoroso Lima a voz que sempre se levantou, principalmente na época da ditadura militar, em defesa da democracia e da justiça.
Além do mais, o CAALL abriga o arquivo particular de Dr. Alceu, considerado pelos pesquisadores e historiadores, como um dos mais importantes, senão o mais importante acervo particular contemporâneo, abrangendo o período de 1919 a 1984. Através de sua vasta correspondência, artigos de jornais e revistas, o Arquivo abriga uma parte relevante da história do Brasil nas áreas cultural e religiosa, sócio, política e econômica do século XX.
O evento será transmitido pelo Canal do Youtube https://youtu.be/8NpbpgkpRvA.
Fonte: Divulgação CAAL
Comentários estão fechados.