Hip Hop, samba, música nordestina, blues, filmes, exposições e seminários ocupam a programação do Festival Sesc de Inverno na cidade de Petrópolis ao longo do sábado, dia 21. Às 21h, o rapper Emicida sobe ao palco do Sesc Quitandinha, com abertura do Gotam Cru, para apresentar o show de seu primeiro DVD, gravado no dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. Ele também cantará as músicas mais célebres da sua trajetória musical de mais de dez anos.

Antes, às 19h, a Grooveria agita o palco do Café Concerto. O Sesc Quitandinha convida o público a trazer um quilo de alimento, que será revertido para as instituições parceiras do Mesa Brasil. Com trajetória de 16ª nos, eles cantarão sucessos do álbum “Moto Contínuo”, o terceiro do coletivo musical criado e comandado pelo baterista, compositor e arranjador Tuto Ferraz. Releituras dançantes de clássicos da MPB e composições próprias que misturam influências do samba e da black music resultam em uma receita musical aprimorada a cada nova apresentação.

O Palácio de Cristal será palco do show Samba das Rosas, às 12h. A banda apresenta o espetáculo “Uma vida de rosas dedicada ao samba”, trazendo um repertório de raiz, do mais tradicional brasileiro, com a essência de quem viu nascer e crescer um dos pagodes mais verdadeiros desta terra: O Pagode da Tia Doca (Portela). E a “tia” era, nada menos, que a madrinha desta dupla. Serão apresentadas músicas Candeia, Cartola, Paulinho da Viola, além de suas composições como: “Oxum”, “Presente da Brisa” e o “Samba do jumento”, em parceria com seu irmão, Tiago Rosa. Também será feita uma homenagem ao ícone do samba, Dona Ivone Lara, que nos deixou neste ano.

 

Contação de História

Uma pausa no corre-corre cotidiano para ouvir história, sentir o corpo e refletir sobre o tempo. Voltada para crianças, a oficina foi concebida com o objetivo de aguçar os sentidos do corpo para que o participante descubra a poesia presente no cotidiano, tornando a vida mais leve, inteira e feliz. Essa é a proposta da oficina “Corpinho poético”, que as educadora e escritoras Isabelle Borges, e a pedagoga, escritora e contadora de histórias, Helena Lima, ministram no Sesc Quitandinha, gratuitamente, às 11h. No mesmo horário, a Praça de Nogueira recebe uma Intervenção Poética, com performances de Brenda Lima e Sabrina Azevedo. Ainda para as crianças, às 14h haverá a Contação de A Mala Que Fala, na Sala das Crianças.

 

Lançamento de Livro

“O Feitiço virou contra a feiticeira”, título infanto-juvenil, é o primeiro título lançado por Marcela Castro Alves. A história retrata a aventura da cachorrinha e das duas meninas. “A intenção é a de despertar nos leitores uma reflexão sobre a importância do respeito com os animais. Quando estamos dispostos a ajudar alguém, recebemos o bem de volta. É uma história feita de atitude, coragem e amor.

No mesmo horário, às 15h, na Biblioteca do Sesc Quitandinha, também será lançado o livro “A Moça Artista do Topo do Morro”. Quem está à frente dessa imensidão de sonhos é a pedagoga com mais de 20 anos de experiência em sala de aula, editora, e autora dos livros da Lago, Helena Lima. A personagem da menina Amanda fala de coisas tristes ou difíceis – a morte, a tensão social, dogmas religiosos – com leveza e graça. E ensina que tudo pode ser dito e feito quando se tem um pincel, uma caneta ou uma câmera nas mãos. É o poder delicado e consolador da arte.

 

Filmes

Aproveitando a tarde dedicada aos pequenos, às 14h tem apresentação do filme Peixonauta, no Salão das Convenções, do Sesc Quitandinha. Já no Chalé do Sesc Nogueira a apresentação será do filme Historietas Assombradas, às 17h.

 

Teatro

O espetáculo Tome sua poltrona é um convite para o público se acomodar e se divertir com dois palhaços que entram em cena para realizar um grande show de circo. Porém, Berinjela e Trompetino fazem as coisas de maneira fora do convencional, o que resulta em uma série de situações cômicas. Ao longo de 40 minutos, apresentando números com instrumentos musicais, como trompete e bateria, acrobacias cômicas e equilibrismos, a dupla garante a diversão e a interação com o público. A performance será às 15h, no Shopping Vilarejo.

 

Atividades de Assistência

Diversas áreas do Sesc RJ participam com atividades no Festival de Inverno deste ano. Em Nogueira, terá entre muitas outras ações, Oficina de Danças Brasileiras, Oficina de Brinquedos com Reaproveitamento, Oficina de Artesanato brasileiro, Oficina  de criatividade pais e filhos e Ação com Idosos – Tapete Antiquedas além de Arte na Praça. No Quitandinha, a área de Assistência programou Oficina de Artesanato Brasileiro, Oficina Brinquedos com reaproveitamento, Arte na Praça entre outros.

 

Exposições permanentes

Entre os dias 20 de julho e 29 de julho (com exceção do dia 23), os moradores de Petrópolis e turistas poderão conferir, gratuitamente, as diversas exposições presentes no Sesc Quitandinha abertas das 10h às 21h30. Na exposição “As imagens que me representam”, no Hall Monumental, os olhares sensíveis revelam a poética e a espontaneidade contidas nas expressões dos idosos que, ao longo do ano de 2018, vêm participando das ações do projeto Sesc+Vida. Neste período foram realizadas vivências de consciência corporal e estímulo ao bem estar, à expressão e a criação, com participações em encontros e cursos voltados às manualidades.

Já a Exposição Novos Olhares, do Salão Roosevelt, mostra o vigor e a abrangência dos artistas de Petrópolis, através de olhares, novos em diversos aspectos, que perpassam a história e seus mitos, a natureza, questões sexuais, pessoais, sociais e culturais respondendo ao desafio propostos originalmente: que esta exposição seja estímulo ativo para outros tantos novos olhares na busca por novos horizontes, territórios e encontros.

A Sala de Exposições recebe a mostra “Dentro Do Brasil Cabe O Mundo”, que sugere uma visão de um Brasil construído pelo olhar da Cultura.  A partir das obras e dos olhares estéticos dos diferentes artistas, de diversos estados brasileiros, a exposição busca apresentar novas narrativas, não tratadas pela oficialidade, e possibilitando ao público conhecer naturezas desconhecidas dos contextos socioculturais do país.

Dentro dessa exposição, às 15h, na Sala Dom Pedro, seminário com Ailton Krenak, Eduardo Viveiros de Castro e Eliane Potiguara (Mediadora). Ás 17h, é a vez de conversa com Roberta Estrela D’alva, Zé Celso Martinez Corrêa e Beatriz Azevedo (Mediadora). A programação completa de todas as linguagens, cidade e locais está em www.festivalsescdeinverno.com.br.

 

DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA – Considerado o maior evento de cultura multilinguagem do Brasil, o Festival Sesc de Inverno traz como conceito, nesta 17ª edição, “Nossos cantos: Sobre olhares e encontros”. Até o dia 29/7, serão mais de 300 atrações envolvendo cerca de mil artistas de diferentes linguagens artísticas: literatura, cinema, música, teatro, dança, circo e artes visuais.

A proposta é lançar novos olhares e reflexões sobre a construção de identidades, trazendo para Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo uma programação com diversas atrações de diferentes regiões do Brasil, além de dar espaço a talentos locais da Região Serrana do Rio de Janeiro.

 

FESTIVAL OCUPANDO AS CIDADES – Outra novidade desta edição está na ocupação de espaços dos municípios. As atrações não ficarão circunscritas às unidades do Sesc – vão acontecer também em bares e restaurantes das cidades, assim como em espaços públicos e pontos turísticos, movimentando o turismo e a economia da região.

Em Petrópolis, entre os espaços que receberão a programação do Festival Sesc de Inverno estão o Palácio de Cristal, o Parque de Exposições de Itaipava, o Shopping Vilarejo, o Restaurante Bordeaux Itaipava e os bares Marowill, Duda Beer, Bohemia e Choperia Corrêas.  Em Teresópolis, o público terá também atrações do Festival na Praça Olímpica, no Teresópolis Shopping Center e nos bares Cariocas Beer e Café com Bolhas. Já Nova Friburgo tem a programação estendido às praças Demervel Barbosa, do Suspiro, ao Shopping Friburgo e aos bares América, Frichopp, Willa Deguste e Universo Ink.

 

VENDA DE INGRESSOS – ONDE COMPRAR

– Unidades Sesc

Sesc Quitandinha (Petrópolis): Av. Joaquim Rolla, 2

Sesc Nogueira (Petrópolis): Estrada do Calembe 2.000

Sesc Teresópolis: Av. Delfim Moreira, 749

Sesc Nova Friburgo: Av. Pres. Costa e Silva, 231

– Pontos de venda nas cidades

Petrópolis

Shopping Center Vilarejo – Estrada União e Indústria, 10035

Instituto Municipal de Cultura e Esporte: Praça Visconde de Mauá, 305

Teresópolis

Teresópolis Shopping Center: Rua Edmundo Bitencourt, 101

Nova Friburgo

Friburgo Shopping Center: Praça Pres. Getúlio Vargas, 139

– Internet

www.festivalsescdeinverno.com.br

 

 

SERVIÇO

Exposições Permanentes
20/7 A 29/7 (EXCETO 23/7) | 10H ÀS 21H30 | EXPOSIÇÃO AS IMAGENS QUE ME REPRESENTAM | DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO | SESC QUITANDINHA (HALL MONUMENTAL)

20/7 A 29/7 (EXCETO 23/7) | 10H ÀS 21H30 | EXPOSIÇÃO DENTRO DO BRASIL CABE O MUNDO | ARTES VISUAIS | SESC QUITANDINHA (SALA DE EXPOSIÇÕES)

20/7 A 29/7 (EXCETO 23/7) | 10H ÀS 21H30 | EXPOSIÇÃO NOVOS OLHARES | ARTES VISUAIS | SESC QUITANDINHA (SALÃO ROOSEVELT)

20/7 A 29/7 (EXCETO 23/7) | 10H ÀS 21H30 | VIDEOINSTALAÇÃO RASCUNHOS | ARTES VISUAIS | SESC QUITANDINHA (JARDIM DE INVERNO)

21/7 A 29/7 (EXCETO 23/7) | 10H ÀS 18H | PONTO DE LEITURA | LITERATURA | SESC QUITANDINHA (BIBLIOTECA) 21/7 A 29/7 (EXCETO 23/7) | 16H ÀS 22H | PONTO DE ENCONTRO| MULTILINGUAGEM | SESC QUITANDINHA (SALÃO SOCIAL III)

SEMINÁRIOS

21/7 (SÁB.) | 15H | SEMINÁRIO DENTRO DO BRASIL CABE O MUNDO – AILTON KRENAK, EDUARDO VIVEIROS DE CASTRO E ELIANE POTIGUARA (MEDIADORA) | MULTILINGUAGEM | SESC QUITANDINHA (SALA DOM PEDRO)

21/7 (SÁB.) | 17H | SEMINÁRIO DENTRO DO BRASIL CABE O MUNDO – ROBERTA ESTRELA D’ALVA, ZÉ CELSO MARTINEZ CORRÊA E BEATRIZ AZEVEDO (MEDIADORA) | MULTILINGUAGEM | SESC QUITANDINHA (SALA DOM PEDRO)

 

PROGRAMAÇÃO SÁBADO – SESC QUITANDINHA – PETRÓPOLIS

10H ÀS 16H | ARTE NA PRAÇA | DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO | PALÁCIO DE CRISTAL

10H | CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – KIKA FARIAS | INFANTIL | LITERATURA | SESC NOGUEIRA (RINQUE DE PATINAÇÃO)

11H | INTERVENÇÃO POÉTICA – BRENDA LIMA E SABRINA AZEVEDO | LITERATURA | PRAÇA DE NOGUEIRA

12H | SAMBA DAS ROSAS | MÚSICA | PALÁCIO DE CRISTAL

13H | PERFORMANCE – O MATERIALIZADOR DE SONHOS | ARTES VISUAIS | SESC QUITANDINHA (LAGO)

14H | CONTAÇÃO DE HISTÓRIA AMBIENTAL – A MALA QUE FALA | INFANTIL | DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO | SESC QUITANDINHA (SALA DAS CRIANÇAS)

14H | PEIXONAUTA | INFANTIL | AUDIOVISUAL | SESC QUITANDINHA (SALÃO DAS CONVENÇÕES)

14H ÀS 16H | LAZER NO SESC – ATIVIDADES RECREATIVAS | LAZER | SESC QUITANDINHA (LAGO)

15H | FALANDO SOBRE SAÚDE – DR. SAÚDE | SAÚDE | SESC QUITANDINHA (LAGO)

15H | HAMILTON BARROS | MÚSICA | SHOPPING ESTAÇÃO ITAIPAVA

15H | LANÇAMENTO DE LIVROS – “O FEITIÇO VIROU CONTRA A FEITICEIRA” E “A MOÇA ARTISTA DO TOPO DO MORRO” | LITERATURA | SESC QUITANDINHA (BIBLIOTECA)

15H | TOME SUA POLTRONA – CIA. CIRCO REBOTE | CIRCO | SHOPPING VILAREJO

16H | BATE-PAPO CULTURAL – GRAFITEIROS RODRIGO CB E FOKS | ARTES VISUAIS | SESC NOGUEIRA (RINQUE DE PATINAÇÃO)

16H | INTERVENÇÃO POÉTICA CORDEL MUSICADO – CIA. TRICREART | LITERATURA | PRAÇA DE NOGUEIRA

17H | HISTORIETAS ASSOMBRADAS – O FILME | INFANTIL | AUDIOVISUAL | SESC NOGUEIRA (CHALÉ)

17H | SAMBA DO AMIGO | MÚSICA | MAROWIL

19H | GROOVERIA | MÚSICA | SESC QUITANDINHA (CAFÉ CONCERTO) 1KG

20H | DUDU KING | MÚSICA | BUDA BEER

21H | EMICIDA + ABERTURA: GOTAM CRU | MÚSICA | SESC QUITANDINHA (TEATRO)

21H | GIULIA MARCHESINI | MÚSICA | BORDEAUX ITAIPAVA

21H | JOMPZ | MÚSICA | SHOPPING VILAREJO

21H | MARCELO BUDDY E NORTON RIBEIRO | MÚSICA | BOHEMIA

21H | TRIO DONA FLÔ | MÚSICA | CHOPERIA CORRÊAS

Crédito da foto: Reprodução da internet / Site Emicida