“Vou dormir mais tranquila esta noite, pois regularizei a situação da minha casa,  algo que me preocupava muito. Meus pais faleceram e durante muitos anos a pessoa responsável pelo pagamento dos impostos deixou de pagar. Quando soube do programa vim até aqui. Tive um atendimento maravilhoso, todos são muito educados e gentis. Consegui resolver tudo, em condições melhores do que eu imaginava”.

A declaração de alívio é da aposentada Natalina Marilda Costa, de 74 anos – uma das 2.537 pessoas atendidas pela equipe do Programa de Regularização Tributária Fique em Dia na primeira semana de funcionamento no Clube Petropolitano.  O programa prevê condições espaciais para a negociação de débitos de IPTU, ISS e demais tributos municipais, pendentes até o exercício de 2016. O programa segue até o dia 30, com atendimento inclusive aos sábados e domingos, das 9 às 16h.

Na primeira semana 1.937contribuintes aproveitaram as condições especiais oferecidas pelo programa, fecharam acordo e regularizaram tributos que estavam pendentes junto ao município. Pessoas como a balconista Renata Aparecida Oliveira, que buscou informações nesta sexta-feira (15.09) junto à equipe do Fique em dia e conseguiu regularizar a sua situação da casa em que mora no Duques.

“O atendimento é 1.000! Todos são muito atenciosos, me esclareceram todas as dúvidas. Consegui um excelente desconto, e ainda consegui parcelar o débito em 12 meses. Saio daqui hoje com uma conta para pagar que cabe no meu orçamento e muito aliviada, pois esse imposto me preocupava muito”, desabafou.

Para facilitar a vida dos contribuintes, uma estrutura especial, com 36 guichês e equipes treinadas para o atendimento, foi montada no clube Petropolitano. O atendimento está disponível todo os dias, de 9h às 16h – inclusive aos sábados e domingos.

O Fique em dia permite o desconto de 100% de juros e multas para contribuintes que quitarem seus débitos a vista, além de descontos progressivos de 70% para aqueles que optarem pelo parcelamento em seis vezes e 60% para aqueles que optarem pelo parcelamento em 12meses, além de permitir o parcelamento dos débitos em até 60 meses

“O sistema está funcionando muito bem, o atendimento é rápido, mas ao mesmo tempo o contribuinte é tratado com toda atenção e respeito. Os atendentes apresentam as alternativas e apresentam, para que o contribuinte verifique a melhor forma de regularizar a sua situação. Tenho acompanhado o trabalho, vejo que muitas pessoas estão vindo acertar a sua situação. É muito importante que todos aproveitem esta oportunidade, pois estamos oferecendo condições muito boas. Para que todos possam ficar em dia”, considera o prefeito Bernardo Rossi, destacado que os recursos arrecadados serão aplicados em serviços importantes para a população, como o abastecimento de medicamentos nos postos, a merenda nas escolas, manutenção de vias, entre outros serviços públicos.

O programa é uma parceria do município com o Poder Judiciário (Tribunal de Contas e 4ª Vara Cível) e Defensoria Pública, e tem o apoio da OAB-Petrópolis.