Rio de Janeiro - RJ - 12.04.2019 - Controladoria Geral do Estado, ganha uma disque-denuncia para combater a corrupção, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), centro do Rio. Foto: Paulo Vitor.

Em um mês, Disque Rio Contra a Corrupção recebe 175 ligações

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

O Disque Rio Contra a Corrupção, central de atendimento telefônico da Controladoria Geral do Estado (CGE RJ) que recebe denúncias envolvendo agentes públicos estaduais, recebeu 175 ligações em um mês. Ao todo, 33 investigações foram iniciadas e estão em andamento.

Segundo o controlador-geral do Estado, Bernardo Barbosa, os primeiros resultados superaram sua expectativa. Ele acredita que, com o serviço se tornando mais popular, a tendência é aumentar a procura.

– Ficamos satisfeitos com esse primeiro mês, mas sabemos que a população ainda está conhecendo o Disque Rio Contra a Corrupção. Assim que os resultados das investigações aparecerem, não tenho dúvidas de que mais pessoas vão se sentir estimuladas a expor as irregularidades das quais são vítimas há anos -, garantiu o controlador-geral, ressaltando que as denúncias são feitas de forma anônima.

O serviço telefônico funciona através do número (21) 2276-6556, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. O custo é de uma ligação normal para telefone fixo. Podem ser denunciados atos de corrupção como tentativa de suborno, desvio de dinheiro público, nomeação de funcionários fantasmas, entre outros.

A central de denúncias do Disque Rio Contra a Corrupção funciona no CICC e conta com servidores da Controladoria Geral do Estado capacitados para extrair o máximo de informações do denunciante. Ao receber uma denúncia, o setor de Ouvidoria e Transparência Geral do Estado, subordinado à CGE, vai analisar o conteúdo e decidir se ela será investigada internamente ou encaminhada para a secretaria responsável.

Foto: Paulo Vitor

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.