O Psol (Partido Socialismo e Liberdade), promoveu neste sábado (2), na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, a segunda e última plenária do 8º Congresso do partido. Aproximadamente 200 filiados participaram e votaram em uma das seis teses que foram inscritas e defendidas, para a disputa da nova direção estadual.
Apesar das disputas internas, os filiados tiveram consenso em o partido ter candidatura própria a prefeito na eleição municipal do ano que vem, com o nome do Deputado Estadual Yuri. A decisão só será tomada no ano que vem, porém ficou definido o início da discussão do plano de governo.
“A militância do Psol Petrópolis já alcançou a maturidade suficiente para oferecer ao município um projeto de governo em que o povo realmente seja protagonista. Estamos presentes nos movimentos sociais, Sindical e Estudantil, temos capacidade de gerir esse projeto . Temos que ter candidatura própria para o Executivo Municipal”, afirma Rose Silveira, coordenadora do MES, tendência interna do PSOL
Esse foi o maior congresso da história do PSOL Petrópolis. O partido ainda não fechou a sua tática eleitoral, mas indica que trabalhará para lançar Yuri para prefeito e eleger ao menos dois vereadores, trabalhando junto a Rede Sustentabilidade, que faz parte da federação e aproximando os demais partidos do campo progressista.
“Enquanto partido estamos trabalhando duro na ALERJ, na Câmara Municipal, nos sindicatos e nos movimentos sociais que militamos. Petrópolis precisa voltar a ser um lugar de oportunidades, com emprego e renda. Somos uma cidade muito desigual, o Poder Executivo precisa garantir de verdade políticas de moradia popular, ampliar a educação infantil e mudar o transporte público que é caro e não funciona. Outra tarefa é reafirmar a defesa da democracia nas eleições municipais, o Brasil passou por um pesadelo recentemente, por isso vamos procurar todos os partidos do campo progressista e popular. Petrópolis tem que andar para frente!”, disse o Deputado Yuri
A vereadora Júlia Casamasso, representando o mandato da Coletiva Feminista Popular, ressalta o papel do partido na cidade:
“O PSOL hoje é o principal partido da esquerda do município, estamos construindo uma proposta para a cidade há muitos anos. Hoje temos o mandato da Coletiva Feminista Popular, representado por mim na Câmara, e o Yuri na ALERJ, somos uma alternativa para a cidade. Yuri é o nome natural pra isso, precisamos debater, avançar e colocar nas ruas uma proposta para a Petrópolis que queremos.”
Comentários estão fechados.