A partir desta sexta-feira (26.10) uma série de pequenas alterações no trânsito serão realizadas por conta do segundo turno das eleições, que ocorre no domingo (28). A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) estará presente orientando os motoristas nas áreas afetadas, além de acompanhar, junto às empresas de ônibus, o aumento de 20% na frota utilizada entre 8h e 17h. Haverá, ainda, mudanças de itinerários de ônibus, bem como dos locais de parada final de algumas linhas.

Os ônibus da Cidade Real, Petro Ita, Cascatina e Turb, ao seguir para o Centro, terão seus itinerários desviados pela Rua do Imperador no domingo – onde será proibido realizar o estacionamento. As linhas que realizam ponto final no Bosque do Imperador, terão o itinerário desviado no sentido Centro X bairro para as ruas Barão de Teffé, Nilo Peçanha, Rua da Imperatriz, Av. Ipiranga (lado par) e seguirão o restante do itinerário normalmente. Já aquelas que atendem o bairro Alto Independência, que utilizam a Rua das Palmeiras, serão desviados pela Rua Ângelo João Brand. Haverá proibição de estacionamento também na Rua Nilo Peçanha.

De acordo com o diretor técnico e operacional da CPTrans, Luciano Moreira, os ajustes são necessários para dar maior agilidade no trânsito, ao mesmo tempo que garante os bloqueios nos trechos em que ocorrerá a distribuição das urnas e também apuração dos votos, no domingo. “A orientação é que os eleitores que foram utilizar o carro para votar fiquem atentos às mudanças e orientações de agentes de trânsito que serão disponibilizados para o serviço”, destaca.

Ainda no domingo serão interditadas as ruas D. Pedro, Barão de Teffé e o Bosque do Imperador para estacionamento dos veículos a serviço do Tribunal Regional Eleitoral. Serão disponibilizadas placas de transito e agentes para os locais, que poderão auxiliar a população em casa de dúvidas. Será proibido virar à esquerda na saída do estacionamento do Shopping D. Pedro e Santo Antônio. Já na esquina das ruas Barão de Teffé com a Rua do Imperador a proibição vai ser de virar à direita. Também será proibido o acesso à Nilo Peçanha de carro.

Todo o lado ímpar da Avenida Ipiranga será bloqueado para o estacionamento de veículos à disposição do TRE, mantendo o fluxo apenas em um sentido. Será proibido virar à esquerda na Tabelião Moret, que contará com bloqueio. Para quem irá seguir para o Quissamã a indicação é que vire à direita. Na saída do Estrada Saudade as placas impedirão o acesso à direito.

Haverá, ainda, obstrução de trânsito na Rua das Palmeiras, que compreende a fachada do Ciep Santos Dumont no bairro Independência. Os ônibus estarão sendo desviados para a rua Ângelo João Brand.

O Circuito de Lazer, na Av. Barão do Rio Branco, será montado apenas até à altura da Xerium, em frente ao Corpo de Bombeiros. Isso acontece devido ao SESI ser um importante local de votação gerando entrada e saída de diversas pessoas e veículos no domingo.

Antes, porém, no sábado (27), serão liberados os acostamentos e áreas de embarque e desembarque da Avenida Ipiranga para veículos à disposição do TRE, a partir das 9h. Já na sexta-feira haverá interdição de meia pista no Bosque do Imperador, entre 6 e 13h. Ficará proibida a parada e o estacionamento da rua durante este período.