Educação inicia entrega de conjuntos pedagógicos para alunos da rede municipal

Materiais deverão ser usados durante a realização das atividades da plataforma “Educa em Casa”

Ainda não há data para retorno das atividades na rede municipal de Educação, no entanto, desde abril, o poder público vem colocando atividades pedagógicas diferenciadas para o público da rede na plataforma “Educa em Casa” e para auxiliar os estudantes na realização dos conteúdos, a Secretaria de Educação está disponibilizando o conjunto pedagógico de uso individual que foi adquirido para cada aluno da rede. Os gestores das escolas e Centros de Educação Infantil estão marcando com os pais e responsáveis os dias e horários para a cessão do material – respeitando todas as medidas preventivas: uso de álcool em gel, distanciamento e disponibilização em horários separados para cada turma. Nesta segunda-feira (20/07), o prefeito Bernardo Rossi conferiu a entrega dos conjuntos para as famílias da EM Robert Kennedy, na Castelânia. Só nessa unidade escolar foram entregues pelo poder público 313 conjuntos.

“A ideia é que esse material possa ser um suporte para as crianças durante a realização das atividades disponibilizadas pela plataforma da Educação. Não temos data definida para o retorno das aulas e os pais podem ficar tranquilos que o retorno só será decidido quando tivermos certeza da segurança dos alunos e servidores. Enquanto isso, vale a pena conferir os conteúdos do Educa em Casa. Todo o material é preparado cuidadosamente pela equipe da Secretaria de Educação e levando em consideração as normas da Base Nacional Comum Curricular”, explicou o prefeito Bernardo Rossi.

O conjunto de materiais escolares possui: canetas, lápis, giz de cera, lápis de cor, canetinha, cola, cadernos, régua, borracha e apontador. Os conjuntos pedagógicos estão sendo disponibilizado para todos os alunos da rede. Segundo a prefeitura de Petrópolis, todo o material foi comprado com recursos próprios, por meio de um processo de licitação criado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, ou seja, o governo federal abriu um grande processo de compra e as prefeituras interessadas tiveram a oportunidade de adquirir e pagar por todo material recebido. O investimento foi de mais de R$ 2,5 milhões.

“No caso de Petrópolis, o processo de compra foi feito em 2019 e os materiais foram entregues nesse ano – são mais de 40 mil conjuntos pedagógicos. É a primeira vez na história da rede municipal que conjuntos individuais são adquiridos para os estudantes”, explica a secretária de Educação, Marcia Palma.

O pregão realizado pelo Governo federal – FNDE – teve início em 2018 e foi concluído em 2019. A prefeitura de Petrópolis aderiu à ata do FNDE em 2019, quando foi aberta a possibilidade de adesão. A entrega dos conjuntos pedagógicos para a Prefeitura de Petrópolis começou em março e terminou no final de maio deste ano, ou seja, 2020.

A EM Robert Kennedy atende do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. A diretora, Carla Haubrich, agradeceu o apoio – a escola recebeu recentemente pintura e o primeiro andar foi adaptado para garantir acessibilidade. “Foi muito importante para a escola. Os conjuntos pedagógicos vieram para ajudar, uma ótima iniciativa”.

Maria de Lourdes Motta, avó da Vitória (10 anos) e Sofia (7 anos), ficou feliz com o material recebido. “Toda ajuda é importante. Minhas netas estão fazendo as atividades e vão usar tudo, tenho certeza’, contou.

Conjuntos pedagógicos diferentes para cada fase de escolaridade
De acordo com a prefeitura, a compra dos conjuntos levou em consideração cada faixa etária. São quatro caixas em formatos diferentes, com materiais que atendem a necessidade para os anos de ensino diferenciados: pré-escolar, ensino fundamental anos iniciais e anos finais e Educação de Jovens e Adultos – EJA. No caso do pré-escolar, o conjunto é formado por agenda escolar, dois apontadores com depósito, 2 borrachas, dois cadernos de desenho de 96 folhas, canetinhas (12 unidades), duas colas brancas, três caixas de colas coloridas (caixas com 6 unidades), giz de cera (caixa com 12 unidades), dois conjuntos de lápis de cor (caixas com 12 unidades), quatro lápis, duas caixas de massa de modelar, uma pasta transparente, um pincel, uma tesoura e uma caixa de tinta guache (6 unidades). Nos conjuntos do ensino fundamental – anos iniciais – há, além de apontador, borracha, lápis de cor, canetinhas e grafite, calculadora e cadernos brochurão (80 folhas). No dos anos finais também há esquadros e nos conjuntos da EJA, régua, transferidor e caderno universitário.

Rede Municipal também recebeu ventiladores, novos ônibus, material esportivo e mobiliário novos
Durante a visita na unidade escolar, Bernardo Rossi destacou, ainda, o investimento em obras, novos ônibus e na compra de material esportivo e musical.

“Aos poucos conseguimos fazer revitalizações nas escolas e CEIs, compramos os conjuntos pedagógicos, mas, também investimos na compra de onze novos ônibus escolares. O poder público também adquiriu ventiladores novos, são cinco mil, kits musicais formados por 25 conjuntos com 28 instrumentos em cada e mais de 4.500 itens de materiais esportivos escolares. Tudo isso foi adquirido no ano passado e a entrega para as escolas e CEIs está acontecendo nesse ano. Vale destacar que mobiliário novo também chegou nas instituições de ensino. O investimento é essencial para reforçar a educação pública de qualidade”, completou Bernardo Rossi.

Em 2019 o poder público também recebeu mobiliário novo para as escolas: 5.300 conjuntos de mesas e cadeiras para alunos e professores, um Investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão em mobiliário escolar. A compra foi resultado de um planejamento feito pelo município e aprovado pelo FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Antes desse recebimento, a última compra de mobiliário para a rede municipal ocorreu em 2010.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também