A Dragões do Império é a atração deste sábado (29.09) da programação do Circuito Imperial de Bandas Marciais. O grupo encanta o público a partir de 16h, nas escadarias dos Correios, no Centro. A apresentação aconteceria no último dia 15, mas por conta da chuva de granizo precisou ser adiada. A segunda edição do festival, que começou em agosto, vai até novembro, com a participação de 11 bandas da Associação Petropolitana de Bandas Marciais (Apeban), que se apresentam sempre nos fins de semana, em locais como a Praça da Inconfidência, Praça da Liberdade, entre outros. No próximo mês, haverá um mini festival, com a participação de três grupos, no CEU da Posse.

A Banda Dragões do Império é uma das fundações recentes na cidade, foi criada em 2009, pelos Comandantes Leandra Almeida dos Santos e Adriano José da Cruz Loureiro, mas também já está dentro dessa antiga tradição petropolitana. Com sede na Escola Municipal Governador Marcello Alencar, no Quitandinha, o grupo fez suas primeiras apresentações no Festival de Bandas de 2009 e no aniversário de fundação da escola. Nos anos seguintes participou dos desfiles cívicos no Alto Independência, Cascatinha e no Centro Histórico além de outros festivais de bandas.

Criado pelo Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), o projeto tem o objetivo de movimentar os espaços públicos, fomentar a cultura e valorizar o segmento, tão tradicional no município. “Estamos tendo mais uma edição de sucesso do circuito. É muito importante que a gente consiga usar os espaços públicos para a cultura e proporcionar o acesso de todos”, frisa o diretor-presidente IMCE, Leonardo Randolfo.

Desde o início desta segunda edição do Festival de Bandas Marciais, já foram realizadas três apresentações em agosto e são três agora, em setembro. Já em outubro, haverá a apresentação de três bandas juntas, no CEU da Posse, no dia 14. E em novembro, haverá apresentações nos dois primeiros sábados do mês, antecedendo o Natal Imperial, que começa no dia 14 e deverá contar também com o segmento na programação.

Confira a programação:

Setembro

Dia 29 (sábado) – 16h – Escadaria dos Correios – Banda Dragões do Império

Outubro

Dia 14 (domingo) – 16h – CEU da Posse

Banda Marcial Embaixador José Bonifácio

Banda Marcial Odette Fonseca

Banda de Percussão Trovão Imperial

Novembro

Dia 03 (sábado) – Praça Dom Pedro – Banda Marcial Imperial Petropolitana

Dia 10 (sábado) – Escadaria dos Correios – Banda Marcial Prof. Leila de Souza Castro