Por Gabriel Barbosa
A alta na contaminação por Covid-19 tornou-se uma realidade nas últimas semanas e pelo menos 12 escolas da Rede Municipal de Petrópolis tiveram suas aulas suspensas em detrimento de casos e suspeitos.
Uma das primeiras unidades de ensino a fechar foi a Escola Municipal Robert Kennedy, no Castelânea, nossa equipe teve conhecimento de que há profissionais com suspeita de contaminação pela doença e que apresentaram alguns sintomas, além disso, outros funcionários já chegaram a testar positivo para o novo Coronavírus.
O CEI Hermínia Matheus, localizada no bairro São Sebastião, também teve que ser fechada devido a alta nos casos. Funcionários da unidade seguem em quarentena, apresentando sintomas gripais e outros com os respectivos testes de Covid-19 positivados.
A Escola Municipal Johann Noel, localizada também no Bingen, teve suas atividades suspensas na última segunda-feira (16), com 4 casos positivos de Covid-19 entre funcionários da unidade. As aulas na instituição retornaram de forma parcial nesta terça-feira (17).
Segundo informações que constam no painel de notificação das escolas públicas e privadas, entre os dias 1º e 10 de maio, são 47 casos suspeitos da doença entre os funcionários, sendo apenas nove confirmados até o fechamento da reportagem. Ainda de acordo com o painel, 38 casos são referentes à escolas públicas de Petrópolis e 9 em instituições privadas de ensino.
Em nota, a Prefeitura de Petrópolis informou que 12 unidades estão com suspensão total ou parcial de forma preventiva, seguindo orientações do Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde. Confira abaixo a nota na íntegra:
“A Secretaria de Educação informa que seguindo orientações do Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde as aulas em 12 unidades da rede municipal – entre escolas e centros de Educação Infantil – estão com suspensão total ou parcial, de forma preventiva.
A suspensão das aulas ocorre após análise do Setor de Epidemiologia, que pode orientar a suspensão parcial (das turmas) ou total dependendo da quantidade de casos.
Casos suspeitos de covid-19 nas escolas podem ser comunicados diretamente à Vigilância Epidemiológica por funcionários, alunos e seus responsáveis. Com garantia de sigilo, um sistema criado pela Secretaria de Saúde permite a auto notificação pelo link: www.smspetropolis.net.br/notificaeducacao. Além de acelerar a identificação, a medida amplifica os meios de controle sobre a pandemia”.
Comentários estão fechados.