No dia 6 de outubro, a partir das 18h, Donati Caleri, lança seus dois novos livros na Casa Cláudio de Souza, que fica na Praça da Liberdade nº 247. As obras “Encontros da Vida Nua – Nos Jardins do Capital” e “Espinosa e Zen Budismo – Beatitude e Iluminação”, com prefácio de Leonardo Boff, são fruto das suas teses de mestrado e doutorado, respectivamente.

Donati Caleri é formado em Medicina Chinesa pelo Kunshi Institute Boston, nos Estados Unidos. É também formado em Psicologia, com mestrado e doutorado pela Universidade Federal Fluminense.

O primeiro livro propõe uma reflexão crítica sobre a medicalização da existência, o consumo de terapias, e o cuidado de si. Apostar na criação de  mundo a partir da afirmação da vida  são algumas das propostas do livro “Encontros da Vida Nua – Nos Jardins do Capital”.

“Utilizamos este título porque nos parece um poderoso dispositivo para pensarmos como estamos produzindo a nossa vida”, comenta Donati, que segue dizendo que a ideia é propor reflexões que, além de evidenciar o processo de medicalização da existência, pudessem sinalizar para modos de se construir uma vida livre em meio aos jardins do capital.

“Uma vida que não está refém da cultura, da política ou de qualquer outro sistema disciplinar, embora transite por todos eles”.

A obra parte de uma crítica aos vetores de construção do ‘mercado da saúde’, incentivado pela sociedade de consumo. Nela, o leitor é levado a pensar o que o leva as pessoas a clamarem por terapias, remédios e tratamentos intermináveis.

Com grande embasamento teórico e anos de clínica baseada na medicina chinesa, Donati apresenta um trabalho atual, com o intuito de repensar muitos conceitos sobre saúde, cuidado de si e o modo de vida na sociedade contemporânea.

Já no segundo livro “Espinosa e Zen Budismo – Beatitude e Iluminação”, Caleri questiona o que haveria em comum na trajetória de Baruch de Espinosa, um dos mais importantes filósofos ocidentais (séc. XVII) e de Siddhartha Gautama, o Buda.

As páginas aproximam a experiência de ambos partindo do conceito de Beatitude conforme exposto por Espinoza, relacionando-o com a experiência de Iluminação apresentada por Buda. Para dar conta do ‘indivisível’, Donati se baseia na prática e na vivência desses dois personagens.

“O sentido político de liberdade, que emana das obras dos autores, é um convite para pensar como se está produzindo a própria vida em meio a um mundo que se esmera em produzir servidão. Beatitude e Iluminação são experiências factíveis, políticas e contemporâneas”, acredita o autor.

O prefácio do livro é de Leonardo Boff, que conclui o texto dizendo: “Donati nos introduz, com coragem e elegância, nesse tipo de reflexão. E ele faz de forma convincente e contemporânea”.

O lançamento dos livros é aberto a todos os interessados e a entrada é franca. Mais informações podem ser consultadas pelo telefone (24) 2242-0112.

Divulgação.

Sobre o autor

Donati Caleri iniciou sua formação em Medicina Chinesa em 1981, no Kushi Institute, em Boston, nos Estados Unidos. Desde então, em sua clínica particular e na docência, seu trabalho é desenvolvido de forma ininterrupta.

Criou e desenvolveu projetos junto aos movimentos populares, tendo na formação dos Agentes Comunitários de Saúde e nos Multiplicadores de Saúde, dentro do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, um dos principais focos de atuação.

Após sua formação em Psicologia, Donati fez mestrado e doutorado na Universidade Federal Fluminense. No mestrado, fruto de sua experiência profissional, sua pesquisa foi voltada para o que ele veio a chamar de Consumo de Terapias no Contemporâneo. Uma discussão ético/estético/política sobre os caminhos da saúde no nosso país, envolvendo a questão da autonomia, do mercado da doença e, principalmente, da relação de dependência aos especialistas.

No doutorado sua questão recaiu sobre a articulação entre a obra do filósofo do século XVII, Baruch de Espinosa, com destaque para o conceito ou experiência de Beatitude, articulada com os fundamentos do Zen Budismo, dando maior relevância ao que no Zen se conhece como experiência da Iluminação/Incondicionado.