A programação do Bunka-Sai neste domingo (05.08) tem atraído centenas de pessoas para o Palácio de Cristal. Com uma manhã típica de inverno, sem chuva e de céu azul, o dia começou com demonstrações de artes marciais, como jiu-jtuso e aikido. Desde cedo, petropolitanos e turistas também aproveitavam as delícias da culinária japonesa. Até o encerramento da programação, no fim da noite, o público ainda vai contar com apresentações culturais, concurso de fotografia, cosplay, entre outros.

A festa da cultura japonesa, que começou na última quarta-feira (1º.08), celebra a especial relação entre Petrópolis e a Terra do Sol Nascente e ainda comemora os 110 anos da imigração japonesa no Brasil. Quem passou pelo atrativo não dispensou os elogios. As amigas inseparáveis Neuza Rodrigues e Silvia Crivellaro estavam entre o público apaixonado pelas tradições milenares dos orientais.

“Adoro tudo. Tenho uma amiga japonesa e estou fazendo fotos de tudo pra mandar pra ela. Estamos passando uma manhã japonesa, já tiramos fotos das cerejeiras no Museu Imperial e depois viemos para o Palácio”, disse Neuza. “Nós estamos sempre juntas e participamos de todas as festas. Viemos na do colono alemão e agora nessa”, completa Silvia.

Movimentado, tanto jardins quanto o interior do Palácio estiveram lotados durante toda manhã. As apresentações de artes marciais foram o destaque e chamaram a atenção dos visitantes.

Já no sábado, o Teru Teru Bōzu afastou a chuva e o público pôde curtiu um dia de céu azul na festa. Na cultura japonesa, o Teru Teru Bōzu é um bonequinho feito de papel ou pano branco, que é pendurado nas janelas com a  função de pedir dias ensolarados, especialmente para aqueles considerados especiais com atividades ao ar livre. Durante todo o dia, os apaixonados pela cultura oriental puderam contar com oficinas, gincana para crianças, apresentações culturais e exposições.

Entre as atrações, a primeira técnica mulher à frente da seleção masculina de judô, a japonesa Yoko Fujii fez uma demonstração das principais técnicas do esporte – que contou com a participação do judoca petropolitano Matheus Domingos Moreira – e disse ter ficado honrada de participar da festa. “É a segunda vez que venho e gosto muito. É muito importante essa troca de cultura para que as pessoas conheçam e respeitem culturas de outros países. E poder mostrar um pouco do judô é muito legal porque muitas pessoas gostam, mas não têm a chance de experimentar, e aqui a gente mostrou que não precisa ter força para praticar”, disse.

Já a noite, a apresentação do grupo Rio Nikkei Taiko impressionou a plateia com seus tambores. Entre os destaques também esteve um concurso de cosplay que reuniu diversos personagens do mesmo palco. A vencedora foi Isis Platz, vestida de Fionna, do anime Hora de Aventura. “Sou apaixonada pela cultura japonesa e sempre venho em todas as festas do Bunka-Sai, sempre com uma personagem diferente. Acho os japoneses um povo muito educado, organizado, gosto tudo da cultura deles”, frisa.

Quem encerrou a noite foi o “Kimono Show”, com a apresentação de 12 modelos mostrando seus kimonos casuais e formais. Durante a atração foram apresentados costumes japoneses, como comprimentos, uso do leque, uso da sombrinha, de bolsas, entre outros. Fechando com chave de ouro se apresentaram uma noiva e sua madrinha com trajes japoneses.

Programação de domingo vai até a noite

Quem ainda não conferiu o Bunka-Sai tem até a noite deste domingo para aproveitar a cultura japonesa no Palácio. Ainda dá tempo de acompanhar a apresentação musical de Kaminari Taiko, às 13h; oficina com o Dobraduras da Serra, às 14h; oficina de mangá, às 15h; canções japonesas com Noboru Fujita e Cant’Vox, às 14h30; Kaminari Taiko, às 16h; Concurso de Fotografia de Cerejeiras, às 17h; apresentação de cosplay, às 18h; e Bon-Odori fechando a noite, às 19h.

“A festa está linda, tem atraído centenas de pessoas que ficam encantadas com a cultura japonesa”, destaca o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo. “Temos visto não só muitos petropolitanos aproveitando o evento, como também muitos visitantes”, completa Marcelo Valente, secretário da Turispetro.

Fonte: IMCE