O Bunka-Sai, que acontece entre os dias 08 e 11 de agosto no Palácio de Cristal, já tem sua programação definida. Nos quatro dias de festa exaltando a cultura japonesa, serão cerca de 50 atrações entre danças folclóricas, música, exposições, oficinas, cosplay, gincanas para as crianças, artes marciais, entre outras atividades gratuitas, além, claro, de um dos destaques do evento: a gastronomia típica. A entrada é gratuita. A abertura acontece a partir de 19h de quinta-feira (08), com a sangria de saquê e apresentação de Bon-Odori, dança folclórica japonesa.

O evento é organizado pela Prefeitura em parceria com a Associação Nikkei de Petrópolis. “É uma festa que nos orgulha muito, porque temos muito o que nos inspirar na cultura japonesa. E além de homenagearmos esse povo, o evento é um atrativo a mais para os turistas, que ajudam a aquecer nossa economia, gerando mais empregos”, frisa o prefeito Bernardo Rossi.

 Durante o fim de semana, as atrações acontecem todo o dia. Na sexta-feira e no sábado, a festa funciona de 10h às 22h e no domingo de 10h às 20h. No evento, o público vai contar com barracas de comidas e souvenirs decoradas, inspiradas na cultura dos japoneses. E também três exposições: “Dois países, dois povos e um só homem e sua expressão cultural”; “SHI DOORO – lanternas de pedra” e “Pipas Rokako”.

“O Bunka-Sai é um evento que já está consolidado no nosso calendário turístico. Temos trabalhado para dar cada vez mais qualidade às festas do município e temos certeza de que esta também será um sucesso”, destaca o secretário da Turispetro, Marcelo Valente. “A programação cultural é pensada para agradar tanto os petropolitanos, quanto os visitantes, sempre com a parceria da associação Nikkei, pra exaltarmos essa cultura tão importante que é a japonesa”, completa o diretor-presidente do instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Marcelo Florencio.

Além das atrações da abertura, o fim de semana vai contar com diversas atividades. Na sexta, tem atividade de Defesa Civil para as crianças, inspirado nas técnicas japonesas; judô; oficinas de bonecas japonesas de papel, de mangá e de ábaco; Aikido; e Bom-odori. No sábado, o público vai poder contar com um torneio de judô; karatê; oficinas de ikebana (arranjo de flores), mangá, ábaco, pipas e como escrever seu nome em japonês; cerimônia do chá; apresentações do coral Cant’Vox, Orquestra Social Ação Pela Música e Anna Hannickel; e ainda Taiko; técnicas sobre como vestir o kimono; música popular japonesa; e Bom-odori. E no domingo, tem apresentação do Coral dos Canarinhos; judô; Kendô Kage-ryu (combate com espadas; gincana; JiuJitsu; Ninjutsu; demonstração da cultura gastronômica japonesa; Aikido; Bon-odori; oficinas de origami, mangá e haicai; além de taiko; apresentação de cosplay; e técnica sobre como vestir o kimono.

Confira a programação completa:

Fonte: IMCE