Foto: Shutterstock

Disque Denúncia e SINDICARGA fazem parceria para combater o roubo e o comércio de cargas roubadas no Estado do Rio

Dados da Firjan - Federação das Indústrias do Rio de Janeiro apontam que o roubo de cargas causou um prejuízo de R$ 388 milhões para o Rio de Janeiro, em 2022.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

O Instituto MovRio, responsável pela gestão do programa Disque Denúncia e o SINDICARGA – Sindicato das Empresas do Transporte Rodoviário de Cargas e Logística do Rio de Janeiro firmaram uma parceria com o objetivo de desarticular quadrilhas envolvidas em roubos de cargas, na localização de endereços que servem para armazenar o material roubado e no comércio ilegal das cargas roubadas.

Dados da Firjan – Federação das Indústrias do Rio de Janeiro apontam que o roubo de cargas causou um prejuízo de R$ 388 milhões para o Rio de Janeiro, em 2022. Embora o número tenha diminuído em 2023, comparado ao mesmo período do ano passado, a média ainda é alarmante, com 12 casos registrados por dia.

O presidente do SINDICARGA, Silvio Carvalho, afirma que o roubo de carga tem gerado gravíssimos prejuízos ao setor, colocando a vida dos motoristas em risco e dificultando ainda mais a contratação de mão-de-obra, além de tornar caríssimos os seguros de carga. “Essa situação traz consequências desastrosas, pois culmina com a evasão das empresas para outros Estados, desabastecimento de produtos aos cidadãos e esvaziamento dos portos do Rio de Janeiro, com navios cargueiros sendo direcionados para outros portos brasileiros”, afirma Silvio Carvalho.

Para Renato Almeida, Diretor-Geral do MovRio e Coordenador-Geral do Disque Denúncia, a participação da população é primordial para ajudar a polícia no combate ao roubo de cargas. “O prejuízo causado com o roubo e o comércio ilegal das cargas, reflete no dia-a-dia da sociedade. Quem compra carga roubada, compactua com o crime”, acrescentou.

Para denunciar ao Disque Denúncia, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253-1177 (Interior), ambos com WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa. Ou então pelo App “Disque Denúncia RJ”.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.