Quem pensa que apenas o friozinho da Serra encanta os turistas está enganado, os dias de calor e céu azul na Cidade Imperial também têm atraído os visitantes. Mesmo durante a semana, os espaços reservados para ônibus e vans de turismo no Centro Histórico, por exemplo, estão sempre ocupados com grupos vindos de todas as partes do Brasil e até de fora. Mas é no fim de semana que o município fica ainda mais cheio. Neste mês, em todas as sextas-feiras, sábados e domingos o Disque Turismo, da Turispetro, registrou taxas de ocupação superiores a 60%, com alguns hotéis e pousadas chegando a ocupação máxima. A gente não tem mar, mas tem cachoeiras, e, por isso, os distritos também têm ficado movimentados neste período.
Do circuito religioso ao ecoturismo, passando pelo de compras, histórico-cultural, cervejeiro, entre outros, opções não faltam em Petrópolis para agradar quem vem conhecer o município. Durante a semana, é maior o número de grupos que fazem o chamado “bate e volta”, quando os visitantes se hospedam em outras cidades e passam um dia aqui, mas a prefeitura vem trabalhando para mudar essa realidade. “Somos referência em segurança, temos uma rede hoteleira preparada e pólos gastronômicos incríveis. Por isso, um dos nossos focos é trabalhar para manter o turista na cidade. Com medidas como o fortalecimento dos eventos temos conseguido mudar isso”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.
Com museus, casarões históricos, igrejas e uma infinidade de atrativos turísticos, principalmente o Centro Histórico tem ficado movimentado o ano inteiro. O assistente social João Batista Evaristo, morador de Niterói, veio esta semana para passear em Petrópolis e disse ter adorado encontrar a cidade com o céu azul. “Eu não gosto de frio, fujo de frio e gosto da baixa temporada. Vim com um amigo conhecer um roteiro diferente em Petrópolis, conheci o Parque Municipal (da Ipiranga), vou assistir ao Sarau Imperial. Estou gostando muito, tirei muitas fotos. Deve ser a sétima ou oitava vez que venho a Petrópolis e cada vez a gente se surpreende, cada vez vai conhecendo coisas novas. A cidade é muito bonita, muito bem cuidada, conservada, eu acho que é um exemplo de turismo para o Brasil”, disse.
“Aqui em Petrópolis tem muitas árvores, e ameniza o calor. Estou de férias e vim passear, é tudo muito bonito aqui”, explica a farmacêutica Delzuita Pinheiro, de São João de Meriti.
Agências de turismo de cidades vizinhas, principalmente do Rio, têm faturado com a venda de passeios para a Cidade de Pedro. Segundo o motorista de ônibus Marcelo Gandra, ele costuma subir a Serra cerca de 20 vezes por mês. Nesta quinta-feira (24), ele veio com uma excursão de mais de 20 estrangeiros – com argentinos, peruanos e turcos – e alguns brasileiros.
“Os turistas gostam muito do Museu (Imperial). E 90% são católicos, então gostam muito da Catedral também. Mas o circuito turístico engloba também o Palácio de Cristal, a Cervejaria (Bohemia), e eles gostam também de caminhar na cidade e ver a arquitetura, os casarões que eram habitados por barões. E, no Rio, a propaganda é muito em cima disso, da história da cidade. O que eles mais gostam é conhecer a história da cidade onde D. Pedro II morou. E mesmo com esse calor o turismo não baixou, a temperatura não influencia quem procura o turismo cultural”, disse ele.
“Achei o Museu (Imperial) muito lindo. Não conhecia a história do Brasil”, disse a argentina Liliana Delmase, que fazia parte do grupo.
Categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro, Petrópolis tem o turismo como um de seus pilares da economia. Em 2018, o setor ganhou destaque no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) com a geração de 943 novas vagas de emprego na categoria de “Serviços”, que inclui hotéis e restaurantes. A meta da Turispetro para este ano é continuar fazendo o trade crescer.
“Queremos ver a cidade cheia o ano inteiro, independente da época. Estamos aumentando a divulgação, com a participação em feiras e eventos de turismo, aumentando as parcerias com a iniciativa privada para fomentar eventos de qualidade que ajudam a trazer visitantes, incentivando o empresariado a criar mais opções para os visitantes, entre outras ações estratégicas. Petrópolis tem um potencial enorme e estamos explorando isso. Estamos no caminho certo”, explica o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.