Sensibilizar professores e alunos de escolas públicas para o desenvolvimento de um novo olhar sobre sustentabilidade e estimular a reflexão e o debate sobre as questões da atualidade, por meio da expressão artística, são os objetivos do Projeto Ecoviver, da concessionária EcoRodovias. Na tarde desta terça-feira, 16/10, os alunos de Diadema, participantes do projeto, realizaram uma mostra com as melhores peças teatrais, no Centro Cultural Okinawa.

O secretário de Educação, Cacá Vianna, ressaltou a importância da parceria com a EcoRodovias e falou sobre a necessidade do conhecimento e de oportunidades como esta. “Ver nossas crianças falando sobre a questão do uso consciente da água, sobre questões relacionadas ao meio ambiente, só enriquece ainda mais o nosso futuro. Essas crianças serão o nosso futuro e, sem sombra de dúvidas, quanto mais educação elas tiverem, melhor será nossa sociedade”.

Neste ano, quatro escolas foram finalistas e apresentaram as peças desenvolvidas por alunos e professores, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A professora da EMEB Profª Annete Melchioretto, Raquel Bataglia, que apresentou a peça “Brincando com o Lixo”, destacou a facilidades dos alunos em absorver o conteúdo. “Foi maravilhoso participar do projeto. É uma experiência muito bacana. O lado artístico do teatro faz com que as crianças absorvam mais essa consciência em relação à sustentabilidade”.

Brayan Marcelino, de 9 anos, aluno da EMEB Profª Leticia Beatriz Pessa, apresentou a peça chamada “Guardiões da Água” e interpretou o personagem “desperdiçador” que tinha como foco incentivar o desperdiço de água. “Achei muito legal participar do projeto e foi incrível apresentar a peça”.

“Gostaria de parabenizar pela bela apresentação que as crianças fizeram hoje. Fiquei encantado. Em nome da Ecovias, quero agradecer pela parceria. A Ecovias não fez e não faz nada sozinho”, disse o representante da EcoRodovias, Carlos Eduardo Diniz.

Além disso, a EMEB José Martins da Silva apresentou o espetáculo “O Lixo é Seu” e a EMEB Cora Coralina, com um coral, contou o tema “Ciclo da Água”.