O dia com os descontos tão esperado por todos, a Black Friday, está próximo. Com isso, é muito importante que o consumidor tenha cautela e pesquise antes de fazer as compras. Por esse motivo, o PROCON Diadema, em parceria com grandes lojas, iniciou nessa quarta-feira, 24/10, uma ação de orientação aos lojistas que tem como objetivo, informar e instruir a população para que possa usufruir da Black Friday da melhor forma possível, evitando situações desagradáveis.

Essa ação do Procon, feita desde 2016, consiste em pesquisas de preços de eletroeletrônicos em grandes estabelecimentos de consumo. “O PROCON divulga uma tabela com a lista dos preços, para que o consumidor veja se realmente se  trata de uma promoção verídica e se o desconto compensa, visto que, às vezes, as pessoas estão comprando em razão da promoção. Porém, há a incidência de juros nas parcelas e elas precisam verificar se o preço realmente abaixou, conforme prega a  Black Friday. Com a tabela, visamos facilitar e orientar os consumidores”, comentou a diretora do Serviço de Assistência Judiciária e PROCON Diadema, Denise Ventrici.

A tabela será divulgada na próxima semana, contendo as lojas, seus respectivos produtos e média de preços, para que a pessoa faça comparações antes das compras.

Vale lembrar que na Black Friday é importante se atentar também para as regras de trocas de mercadoria. O consumidor deverá se informar sobre as possibilidades de troca do produto, sempre pedir que o comerciante carimbe a nota e especifique que o produto pode ser trocado.

De acordo com o PROCON, as regras básicas do Código de Defesa do Consumidor também são válidas na Black Friday. As promoções não eliminam as normas que o fornecedor deve seguir.

 

PROCON Diadema 

O PROCON Diadema atende na Avenida Sete de Setembro, 400, de segunda-feira a sexta-feira. As senhas são distribuídas às 8h30, para atendimento no período da manhã, e às 12h, para o atendimento à tarde.