????????????????????????????????????

DIADEMA: Ações de conscientização e capacitação contra febre maculosa começam na cidade

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Orientar a população, treinar profissionais e prevenir a febre maculosa no município são os principais objetivos da Semana de Mobilização contra Febre Maculosa Brasileira, promovida pela Prefeitura de Diadema nos bairros Eldorado, Campanário, Paulina e Inamar, considerados de risco. A ação ocorre de 10 a 14 de setembro e é organizada pelas secretarias de Saúde e Educação.

A edição deste ano tem como foco o treinamento e capacitação dos profissionais de saúde. Serão realizadas rodas de conversa com técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos e agentes comunitários das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Eldorado, Paineiras e Paulina, situadas dentro das áreas com maior potencial de transmissão da doença na cidade. A ideia é capacitar os profissionais para que reconheçam os casos suspeitos mais rapidamente.

Além disso, folders com informações e orientações a respeito da doença serão entregues em Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) e creches da cidade.

Outro diferencial deste ano é a implementação do Fórum Técnico de Febre Maculosa, que ocorre na região metropolitana de São Paulo e é coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES) através da Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) e pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE). “O Fórum Técnico atende os profissionais da área de atenção médica, vigilância epidemiológica e vigilância de zoonoses da região. A intenção é manter a Semana de Mobilização anualmente, com o Fórum fazendo parte dela a cada 2 anos”, explica a médica veterinária do serviço de Epidemiologia e Controle de Doenças (ECD-Diadema), Milena Camara.

Nos últimos 20 anos, 13 munícipes foram diagnosticados com a febre maculosa e 6 deles entraram em óbito. Apesar da baixa incidência, Milena diz que a doença é considerada grave. “Como os carrapatos sobrevivem nas matas, não há uma expectativa de erradicar a doença no município. No entanto, os poucos casos que aparecerem, poderão fatalmente evoluir para o óbito se as pessoas não estiverem atentas”, finaliza.

Transmissão

A febre maculosa é uma doença infecciosa febril aguda, que costuma ser contraída pelos humanos através da picada do carrapato-estrela contaminado pela bactéria Rickettsia Rickettsii, normalmente encontrado em cães e gatos que frequentam a mata.

A transmissão ocorre quando o carrapato-estrela pica e permanece aderido ao hospedeiro por um período de 4 a 6 horas, sendo assim, quanto mais rápido o carrapato for retirado, menor será o risco de contrair a febre maculosa.

A doença não é transmitida através do contato direto entre as pessoas infectadas.

Sintomas

Caracterizada pelo seu início súbito, a doença se manifesta por meio de febre elevada, dor de cabeça constante, dores musculares intensas e prostração seguida de manchas avermelhadas, principalmente, nas palmas das mãos e solas dos pés. Os primeiros sintomas surgem entre o 2º e 14º dia após a picada e podem ser facilmente confundidos com outras doenças. Sendo assim, é fundamental que, para um diagnóstico e tratamento eficaz, o paciente que tenha entrado na mata e logo após apresentado os sinais, procure um serviço de saúde e informe o médico do acontecimento.

Prevenção

É orientado que os munícipes não deixem seus animais domésticos terem livre acesso à rua, pois eles poderão entrar na mata e voltar com carrapatos. Se possível, manter os gatos sempre com a coleira carrapaticida e examinar os animais com frequência para ver se há a existência dos carrapatos.

Além disso, em casos de contato com áreas favoráveis a presença do carrapato-estrela, é recomendado o uso de roupas compridas, botas longas e calças lacradas com fitas adesivas. Roupas de cor clara facilitam a visualização do carrapato.

Serviço:

Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Diadema:

Rua Ipoá, 40 – Jardim Inamar

Tel: 080077 10963

UBS’s:

UBS ABC: Avenida das Ameixeiras, 679 – Jardim ABC.

UBS Canhema: Rua 22 de Abril, 113 – Jardim Canhema.

UBS Centro: Avenida São José, 472 – Centro.

UBS Conceição: Rua Bororos, 80 – Vila Conceição.

UBS Eldorado: Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 288 – Jardim Eldorado.

UBS Inamar: Rua José Vicente, 122 – Jardim Inamar.

UBS Nações: Rua Itália, 249 – Jardim das Nações.

UBS Nova Conquista: Avenida Presidente Juscelino, 759 – Vila São José.

UBS Nogueira: Rua Sebastião F. Tourinho, 285 – Vila Nogueira.

UBS Paineiras: Rua Javari, 635 – Jardim Paineiras.

UBS Paulina: Avenida Afrânio Peixoto, 351 – Vila Paulina.

UBS Piraporinha: Praça Rui Barbosa, 27 – Piraporinha.

UBS Real: Rua Odete Amaral de Oliveira, 129 – Parque Real (antiga Rua do Tanque).

UBS Reid: Rua Serra do Maracujá, 49 – Parque Reid.

UBS Ruyce: Avenida Eldorado, 885 – Jardim Ruyce.

UBS São José: Rua Barão de Iguape, 315 – Vila São José.

UBS Serraria: Avenida Lico Maia, 803 – Serraria.

UBS Casa Grande: Rua Mem de Sá, 280.

UBS Maria Tereza: Rua Epícea com a Av. Sinésio Pereira.

UBS Promissão: Rua Prudente de Moraes, 300 – Jardim Promissão.

Fonte: Prefeitura de Diadema

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.