Foto: Divulgação

Diáconos permanentes são ordenados na Catedral de Petrópolis

A missa contou, além dos familiares dos novos diáconos, com a presença do reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, Padre Luiz Henrique Veridiano.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Com grande alegria, a Diocese de Petrópolis celebrou a ordenação diaconal de seis novos diáconos permanentes, no dia 17 de junho, com missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, na Catedral São Pedro de Alcântara, em Petrópolis. Na presença de seus familiares, foram ordenados diáconos Carlos Coelho Cerqueira, Emerson de Araújo Lima, Paulo Cesar da Silva Jesus, Claudio J. Amaral (Binho), José Elias dos Santos e Walace de Souza Nascimento.

Com o início da celebração, o bispo diocesano ressaltou a alegria do momento e pela unidade em oração “na entrega a Deus da vida desses nossos irmãos que se tornam ainda mais servidores do evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo”. Em sua homilia, Dom Gregório Paixão destacou a entrega que as famílias estavam fazendo, entregando para o serviço na Igreja de seus esposos e pais. “Hoje as famílias trazem aqui os seus pais para dizer, eles nos servem, nos ensinaram e estão pronto agora a ir mais adiante, colocando-se à disposição do serviço de Deus. De um modo específico, através do serviço que devem prestar aos mais necessitados, mas também a toda a humanidade pela palavra e pelo testemunho”.

A missa contou, além dos familiares dos novos diáconos, com a presença do reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, Padre Luiz Henrique Veridiano, responsável pela escola diaconal, com padres de diversas paróquias e os diáconos permanentes e transitórios da Diocese.

Atualmente a Diocese de Petrópolis conta com 62 diáconos permanentes, sendo que três da faleceram e dois retornaram à Arquidiocese do Rio. Para os próximos anos ainda há mais duas turmas formando novos diáconos permanentes para a Diocese.

Um diácono permanente é um homem casado ou celibatário que recebe o sacramento da Ordem do Diaconato, que o configura a Cristo Servo, e que tem uma missão específica de serviço à Igreja e ao povo de Deus. Ele pode e deve exercer uma profissão civil, mas deve harmonizar essa dimensão com sua vocação diaconal. Ele pode realizar diversas funções litúrgicas, pastorais e caritativas, como proclamar o Evangelho, pregar, batizar, assistir ao matrimônio, distribuir a Eucaristia, abençoar as casas, visitar os enfermos, e outras atividades dentro da igreja em conformidade com o bispo diocesano e com o padre da Paróquia onde exerce seu ministério diaconal.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.