Dia Nacional da Mamografia | Mastologista do Hospital Santa Teresa ressalta a importância do exame no diagnóstico precoce

Segundo a sociedade brasileira de mastologia, 40% das brasileiras não realizam o exame há mais de três anos, o que é um sinal de alerta para a saúde delas
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

No mês de fevereiro celebra-se o Dia Nacional da Mamografia, a data visa reforçar a importância do exame que ajuda a diagnosticar precocemente algumas doenças. Segundo a sociedade brasileira de mastologia, 40% das brasileiras não realizam o exame há mais de três anos, o que é um sinal de alerta para a saúde delas.

A mastologista do Hospital Santa Teresa, Dr. Roberta Furtado, explica que a mamografia é um exame radiográfico feito nas mamas com o objetivo de detectar precocemente o câncer de mama e que os principais tipos de alterações encontrados no exame são calcificações e nódulos.

Ela ressalta ainda que, de acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, o rastreamento deve ser realizado anualmente em mulheres assintomáticas de risco habitual. A partir dos 40 anos até os 74 anos. “A mamografia é o único exame que apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade por câncer de mama. Ela tem o objetivo de identificar alterações suspeitas nas mamas de mulheres que ainda não apresentam nenhum sintoma”, afirma a mastologista.

Sobre o autoexame, Dr. Roberta Furtado, explica que ele é importante para a mulher conhecer o seu corpo. Contudo, ela destaca que o autoexame não é recomendado como forma de rastrear o câncer de mama e, portanto, não pode substituir a mamografia.

“Atualmente promovemos a conscientização da saúde das mamas, onde a mulher deve olhar, palpar e sentir suas mamas no dia a dia. Toda mulher, independentemente da idade, pode conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas e assim, ficar alerta para um sinal ou sintoma suspeito de câncer de mama”, completa a médica.

Outro ponto lembrado pela especialista é que a mamografia pode ser realizada com segurança em quem tem implantes ou próteses de silicone e o exame não precisa de preparo para ser realizado. Recomenda-se apenas que as mulheres não utilizem cosméticos nas mamas e axilas no dia do exame, como hidratantes, desodorantes, talco e demais.

O Hospital Santa Teresa possui um Centro de Diagnóstico por Imagem onde é possível realizar exames preventivos, como: mamografia digital, core biópsia, ultrassonografia das mamas e ressonância magnética das mamas. A marcação deve ser feita pelo número: (24) 2233-4600 e, lembre-se, praticar o autocuidado é um ato de amor!

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.