Dia 8 de abril é dia mundial de combate ao câncer e o Instituto Quimioterapia e Beleza levanta importantes questões relacionadas à prevenção da doença, como por exemplo, os bons hábitos. “Sabemos que existem diversos aspectos que contribuem para o câncer, porém, hábitos saudáveis podem sim fazer a diferença em vários casos”, diz Flávia Flores, fundadora e superintendente do IQeB. Com a consultoria do oncologista Dr. Felipe Ades, o Instituto reforça alguns pontos de atenção na luta contra o câncer:

1. Fumar, nem pensar!
A indústria do tabaco segue firme, apesar de tantas campanhas. Mesmo conhecendo os riscos do cigarro, muita gente ainda tem o hábito e enfrenta resistência em largar o vício. Porém, quando se fala em câncer, o cigarro é a parte mais crucial na prevenção, principalmente em relação aos de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago.

2. Alimentação saudável também ajuda na prevenção contra o câncer
Já não é novidade a quantidade de alimentos industrializados que trazem aspectos cancerígenos e aumentam fortemente a probabilidade do desenvolvimento do câncer. Não só os industrializados como alimentos preparados à base de muita gordura e outros nutrientes nocivos ao organismo. A alimentação deve ser variada, equilibrada, saborosa mas também proporcionar prazer e saúde.

3. Peso adequado ajuda também
Estar acima do peso, entre outras doenças, como várias relacionadas ao coração, também aumenta as chances de desenvolver câncer. Exercícios físicos contribuem para manter um peso saudável.

4. Atividades físicas diariamente
Não só para manter o peso, como também para manter o metabolismo em um ritmo saudável, músculos e pele em boa condição, é preciso se movimentar e de preferência, diariamente. Troque o elevador por escadas, faça mais coisas a pé e pratique atividades monitoradas regularmente.

5. Mais um ponto para a amamentação
A amamentação exclusiva até os seis meses de vida protege as mães contra o câncer de mama e as crianças contra a obesidade infantil. Precisa de mais alguma vantagem para valer o esforço?

6. Mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer um exame preventivo ginecológico a cada três anos
As alterações das células do útero são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica deste exame. Tão importante quanto fazer o exame é saber o resultado e seguir as orientações médicas.

7. Mamografia sim!
A recomendação no Brasil, atualizada em 2015, é a de que mulheres entre 50 e 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos. Porém, quando há casos na família e outros indícios avaliados pelo médico, ele pode recomendar bem antes. Não ignore o pedido e vá fazer o exame. Não ligue para o fato de ser incômodo. Alguns minutinhos na máquina podem mudar o rumo da sua vida.

8. Evite a ingestão de bebidas alcoólicas
Seu consumo, em qualquer quantidade, contribui para o risco de desenvolver câncer, e isso não é lenda. Comprovado cientificamente, ok? Não exagere!

9. O inimigo sol
Sol é saudável, necessário e precisamos dele para viver. Porém, ele também pode ser um forte inimigo na prevenção do câncer. Afinal, ele causa câncer de pele e está cada vez mais nocivo. Para quem ainda não sabe: entre 10h e 16h é melhor evitar a exposição e use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios! Se for inevitável a exposição ao sol durante no trabalho, use chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida. Há várias roupas feitas especialmente para proteger a pele do sol.

10. Vacine contra o HPV as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos
A vacinação e o exame preventivo (Papanicolau) são a combinação perfeita para a prevenção do câncer do colo do útero. Já tem até vacina, para que arriscar?

 

Sobre o IQeB
O Instituto Quimioterapia e Beleza nasceu após o forte engajamento e inspirador trabalho nas redes sociais da blogueira Flávia Flores que levou conforto, bem estar e cuidados com a beleza das mulheres diagnosticadas com câncer. O Instituto tem como missão fortalecer mulheres que estão enfrentando a doença, usando a beleza como uma das ferramentas de superação. Faz parte das iniciativas da Quimioterapia e Beleza apoiar as famílias das pacientes, disseminar e desmistificar informações relacionadas ao câncer, abordar prevenção, beleza, sexualidade e relacionamento familiar, além de promover o engajamento de pessoas e organizações pela mesma causa. Para acompanhar as novidades, doar ou solicitar o seu lenço entre no site www.bancodelencos.com.br.

Sobre o Dr. Felipe Ades
Felipe Ades é médico formado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com especialidade em Oncologia Clinica pelo Instituto Nacional de Câncer (INCa). Passou 5 anos na Europa onde adquiriu os títulos de mestre no Institut Gustave Roussy em Paris e doutor (PhD) no Institut Jules Bordet em Bruxelas. Trabalhou em diversos aspectos da pesquisa em câncer, desde estudos em laboratório, testes de novos medicamentos com pacientes e políticas de saúde e saúde coletiva em câncer. Atualmente trabalha no Centro Paulista de Oncologia do Grupo Oncoclínicas e no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo.