O Dia Mundial Sem Tabaco será lembrado, nesta quarta-feira (30.05), com atividades no Centro de Saúde. Serão oferecidos serviços, como aferição de pressão, orientações sobre programas contra o tabagismo, depoimentos com ex-fumantes, atividades físicas e apresentação de capoeira. As atividades terão como tema “Troque o cigarro pelo exercício físico e ganhe mais saúde” e acontecerão entre 8 e 11h.

“Vamos proporcionar atividades que geram reflexão e estimulam a redução do consumo de tabaco. Com este evento, temos o objetivo de comemorar a conquista de quem já conseguiu parar de fumar, apoiar quem está tentando e motivar aqueles que ainda não conseguiram”, disse o secretário de Saúde, Silmar Fortes.

Segundo a OMS, o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis. Em Petrópolis, um levantamento da Área Técnica de Tabagismo da Secretaria de Saúde, feito com quase 43 mil pessoas acompanhadas pela Saúde da Família, aponta que 5% deste público são fumantes.

“Fumar é um dos principais fatores de doenças cardiovasculares e causa uma em cada três mortes por tais enfermidades. Precisamos alertar a população que o uso do tabaco é uma das principais causas de infarto, angina, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e doença vascular periférica. Além disso, causa uma série de danos sociais, políticos, econômicos e ambientais”, destacou Silmar.

O evento desta quarta-feira, véspera do dia em que o mundo lembra o combate ao tabagismo (31 de maio), prevê uma equipe de saúde para fazer a aferição de pressão arterial, orientação sobre o Programa do Tabagismo, depoimentos de ex-fumantes, aula de alongamento com um professor de educação física e apresentação de capoeira.

A programação vai promover, ainda, apresentação do trabalho de auriculoterapia, uma forma de medicina alternativa que trata sintomas do corpo através de vasos e canais situados na orelha. O Centro de Saúde fica Rua Santos Dumont, número 100, no Centro da cidade.