Dia Mundial do Escoteiro é comemorado com atividades no Museu Imperial

No dia 23 de abril é comemorado o “Dia Mundial do Escoteiro”, em homenagem ao padroeiro dos escoteiros São Jorge, o Santo Guerreiro. O movimento foi fundado pelo britânico Robert Baden-Powell, em 1907, que escolheu São Jorge para ser o padroeiro dos escoteiros, pôr o considerá-lo modelo a ser seguido.

Neste ano, para celebrar o Dia do Escoteiro, os Grupos Escoteiros de Petrópolis se reunirão para uma Atividade especial: O Evento “Escoteiro por um dia” será realizado no Museu Imperial, no coração da cidade. A atividade está marcada para o dia 23 de abril (Terça-Feira), com abertura das inscrições a partir das 13h. O Evento é aberto ao público e a entrada é 1kg de alimento não perecível, que será doado a uma instituição de apoio da cidade. Para participar das atividades é preciso ter entre 6,5 e 21 anos.

No fim de semana também terá uma campanha de Doação de Sangue no dia 28 de abril. Quem cumprir os requisitos para efetuar a doação está convidado para estar com os escoteiros a partir das 7h no Banco de Sangue do Hospital Santa Tereza, R. Paulino Afonso, 477 – Centro, Petrópolis

A Cidade possui três Grupos Escoteiros ativos: Grupo Escoteiro João XXIII (35RJ), com sua sede na FAETERJ, Av. Getúlio Vargas, 335 – Quitandinha; Grupo Escoteiro Dom Pedro II (130RJ) com as atividades sendo realizadas no Parque de Exposições de Itaipava, Estr.União e Industria, 10000 – Itaipava; Grupo Escoteiro Oliveira Bulhões (132RJ) com sede no CIEP 137 Cecília Meirelles, Estr. União e Industria, 2822 – Corrêas. As atividades acontecem simultaneamente aos sábados das 14h às 17h.

O movimento foi fundado pelo britânico Robert Baden-Powell, em 1907, que escolheu São Jorge para ser o padroeiro dos escoteiros, pôr o considerar um modelo a ser seguido, pois São Jorge “fez o melhor que pode e conseguiu superar uma dificuldade que ninguém ousara enfrentar”. O objetivo principal do escotismo, é de tornar jovens cidadãos exemplares. Os escoteiros têm diversos lemas, como “estar sempre alerta para ajudar o próximo e praticar diariamente uma boa ação”. Os escoteiros prezam a natureza e as atividades ao ar livre como exercícios, excursões e acampamentos, e têm como finalidade serem sadios para desenvolver noções de dever com a Pátria e para com o próximo.

Os interessados devem realizar uma visita com os responsáveis e levar sempre uma garrafinha de água, repelente, roupas leves e calçados fechados pois as atividades são ao ar livre.

O Grupo Escoteiro atende jovens de 6,5 a 21 anos que são divididos em 4 ramos (faixas etárias) Ramo Lobinho: 6,5 a 10 Anos, Ramo Escoteiro: 11 a 14 anos, Ramo Sênior: 15 a 17 anos e Ramo Pioneiro: 18 a 21 anos. A partir dos 21 anos você pode se tornar um voluntário e auxiliar nas atividades dos Grupos. Para ingressar no Movimento Escoteiro basta frequentar as reuniões e fazer a inscrição no grupo.

Para entrar em contato com os Grupos Escoteiros basta ligar para os números: (24) 98115-1562 – Daniel, Diretor Presidente 35GERJ – Quitandinha (24) 98855-0096 – Helber, Diretor Presidente 130GERJ – Itaipava (24) 98804-8098 – Leandro. Diretor Presidente 132GERJ – Corrêas

Fonte: Grupo Escoteiro Oliveira Bulhões

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também

Leave a Comment