Com o tema Uma Vida, Um fígado, a Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou a campanha deste ano do Dia Mundial da Hepatite, celebrado nesta sexta-feira (28). O objetivo da OMS é melhorar as maneiras de enfrentar a doença que atinge milhões de pessoas todo ano. Desse modo, com esta melhora, a meta de eliminar a doença até 2030, poderá ser cumprida.
A cada ano, é contabilizado 3 milhões de infecções pela hepatite viral, doença que atinge o fígado, e mais de 1 milhão de mortes em todo o mundo. Uma das grandes causas desta preocupação, é que a doença é silenciosa e só aparecem quando já está em fase avançada.
Por dia, a OMS contabiliza 8 mil novas infecções, mas a entidade alerta que este número é subestimado, já que há um “número enorme” de casos não diagnosticados e pessoas convivendo com a doença sem tratamento.
Entre os sintomas estão cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados.
Teresópolis
A Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis estará realizando nesta sexta-feira, uma ação voltada ao mês de conscientização das hepatites virais, que faz parte da campanha Julho Amarelo.
Nesta data, o posto de saúde da Várzea (CES) ofertará testes rápidos para o vírus das hepatites B e C para toda a população. O atendimento ocorrerá das 9h30 às 16h.
Comentários estão fechados.