Com o objetivo de nos fazer lembrar de sua importância para nossa sobrevivência, o Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), há 30 anos, para colocar em pauta a discussão sobre o recurso natural mais importante do planeta.
Na data em que a celebração foi criada, a organização intergovernamental divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, ordenada em dez artigos. Entre eles, é dito que o elemento é um patrimônio e uma seiva da Terra, que sua preservação é fundamental para o futuro e que ela deve ser valorizada, pois um dia pode se escassear.
A importância da água para o planeta e para os seres-humanos já é sabida, e devido à isso, os apenas 0,77% que está disponível para consumo, enfrenta diversos problemas como desigualdade de distribuição, o que causa escassez e conflitos, em diversos lugares ao redor do mundo.
Com consciência dessa situação, em julho de 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou, através da Resolução A/RES/64/292, que a água limpa e segura e o saneamento básico são Direitos Humanos. E o Dia Mundial da Água segue para nos lembrar que sem ela, não há vida.
Comentários estão fechados.