Dia Mundial da Água é celebrado nesta terça-feira (22)

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para colocar em pauta a discussão sobre o recurso natural mais importante do planeta.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Com o objetivo de nos fazer lembrar de sua importância para nossa sobrevivência, o Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), há 30 anos, para colocar em pauta a discussão sobre o recurso natural mais importante do planeta.

Na data em que a celebração foi criada, a organização intergovernamental divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, ordenada em dez artigos. Entre eles, é dito que o elemento é um patrimônio e uma seiva da Terra, que sua preservação é fundamental para o futuro e que ela deve ser valorizada, pois um dia pode se escassear.

A importância da água para o planeta e para os seres-humanos já é sabida, e devido à isso, os apenas 0,77% que está disponível para consumo, enfrenta diversos problemas como desigualdade de distribuição, o que causa escassez e conflitos, em diversos lugares ao redor do mundo.

Com consciência dessa situação, em julho de 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou, através da Resolução A/RES/64/292, que a água limpa e segura e o saneamento básico são Direitos Humanos. E o Dia Mundial da Água segue para nos lembrar que sem ela, não há vida.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.