O Dia Nacional da Liberdade de Imprensa é comemorado nesta quarta-feira (07). A data celebra importância para existência do jornalismo para informação da sociedade, e denuncia os problemas enfrentados pelos jornalistas no Brasil.
Apesar de mundialmente comemorado no dia 3 de maio, a data do Dia da Liberdade de Imprensa foi alterada no Brasil porque no dia 7 de junho de 1977, um manifesto contra a censura da Ditadura Militar foi divulgado e assinado por quase três mil jornalistas.
A data comemorativa tem grande relevância por reforçar a importância da liberdade de imprensa na construção de nossa sociedade. Isso porque uma democracia não se constrói sem esse direito fundamental.
A importância da liberdade de imprensa é demonstrada principalmente porque na história recente brasileira, a sociedade presenciou os males causados pela censura. Por isso, é uma data em que também se busca combater a censura, lembrando os problemas causados pela privação deste direito.
Essa data também é um momento para combater a violência contra os jornalistas, problema grave no âmbito nacional. Isso porque o Brasil é um dos países que mais cometem violência contra os jornalistas, incluindo agressões físicas e verbais, intimidações, entre outras.
O que é a liberdade de imprensa?
A liberdade de imprensa é um dos direitos mais básicos existentes na sociedade brasileira, podendo ser definido como o direito de que toda a população possa ter acesso direto à informação. Além disso, o jornalista também tem a garantia do acesso à informação, podendo transmiti-la por algum meio de comunicação, não sofrendo nenhuma represália por isso.
O direito de liberdade de imprensa está muito relacionado com a liberdade de expressão, dois direitos fundamentais em um regime democrático. Com a liberdade de imprensa, a população tem acesso às notícias, podendo formar sua opinião a partir do processo de construção da sociedade.
Fonte: brasilescola.uol.com.br
Comentários estão fechados.