Fotos: Alexandre Simonini/Detran.RJ

Detran.RJ encerra celebração do Maio Amarelo com inauguração de grafite em posto acessível

O movimento Maio Amarelo é uma manifestação mundial que visa a chamar a atenção para o elevado número de vítimas de trânsito
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

O Detran.RJ encerrou, nesta segunda-feira (31/05), as celebrações do Maio Amarelo com a entrega de um painel de grafite gigante, na unidade recém-inaugurada e totalmente acessível às pessoas com deficiência. O posto PcD fica localizado na Avenida Francisco Bicalho, em São Cristóvão, Zona Norte do Rio. O painel do artista urbano Cazé tem de 53m X 5m e retrata o dia a dia no trânsito das pessoas com mobilidade reduzida.

“É uma temática que fala com o objetivo do Maio Amarelo, ao mesmo tempo em que está numa unidade acessível do Detran. Tudo isso dito por meio da arte,  contribuindo para fixar a mensagem de preservação da vida”, explicou o artista Cazé.

O movimento Maio Amarelo é uma manifestação mundial que visa a chamar a atenção para o elevado número de vítimas de trânsito. E a deficiência física é uma das principais sequelas dos acidentes de trânsito.

“O mais importante é que esta celebração de hoje não é um encerramento, mas sim o início de um outro movimento de conscientização, liderado pelo Detran, que usará as unidades para dar oportunidade à profissionalização e à movimentação cultural de crianças e famílias com menor poder aquisitivo. Será um projeto com oficinas de aprendizagem de grafite. E tudo feito através da mensagem da educação no trânsito, que é uma das principais funções do departamento”, anunciou o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.

As oficinas de grafite começarão nas próximas semanas e serão coordenadas pelo Projeto Rua Walls, que pintou 1,5 km de muros no Porto do Rio, como parte da reurbanização e revitalização do local.

O painel de Cazé também dialoga com a campanha #VainaResponsa, feita pelo Detran.RJ, durante o mês de maio, nas redes sociais e em rádios, jornais e TVs. A campanha mostra exemplos de direção segura a serem seguidos pela população.

O conceito #VaiNaResponsa, escolhido pelo departamento como tema do movimento Maio Amarelo deste ano, no Rio de Janeiro, aproveita o jeito de falar descontraído da população fluminense para mandar a mensagem de responsabilidade que todo cidadão deve ter ao conduzir um veículo.

O Detran.RJ iniciou a celebração do Maio Amarelo com uma missa em homenagem às vítimas de trânsito, aos pés do Cristo Redentor. O órgão também iluminou de amarelo, cor representativa do trânsito por significar atenção, o edifício-sede do Detran e o Palácio Guanabara.

 A equipe da Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran.RJ também realizou ações educativas presenciais, guardando o distanciamento social, para conscientizar os motoristas a dirigir com segurança e, assim, prevenir acidentes e vítimas no trânsito.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.