DETRA: serviço de atendimento ao cidadão já ocorre no Centro Histórico O Departamento de Trabalho e Renda funciona na Rua Aureliano Coutinho, 203, no Centro

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Quem deseja informações sobre emissão de Carteira de Trabalho e cadastro no Balcão de Empregos da Prefeitura, pode buscar atendimento no Departamento de Trabalho e Renda da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que, está funcionando na Rua Aureliano Coutinho, 203, no Centro – no prédio da antiga delegacia. Nessa semana, no mesmo espaço, o Detra auxiliou uma empresa durante um processo seletivo: aproximadamente 80 pessoas participaram de uma das etapas do processo de admissão na sede do Polo de Modas da Rua Teresa. O prefeito Bernardo Rossi visitou nessa quarta-feira (10.09) o local e conferiu o atendimento à população.

“O Detra possui um polo de atendimento também em Itaipava, para a emissão de Carteiras de Trabalho. São dois pontos que funcionam para auxiliar os petropolitanos. A mudança da sede para o Centro Histórico tem esse objetivo, ficar mais próximo do cidadão. Nessa semana o Detra auxiliou uma empresa do ramo de alimentos durante um processo seletivo, fortalecendo o nosso objetivo que é auxiliar na empregabilidade na nossa cidade”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.

Ester Schmitz tem 21 anos e estava em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. Ela cadastrou o currículo no site do Balcão de Empregos, participou de uma palestra motivacional e comemora a participação na etapa final do processo seletivo. “Valeu muito a pena cadastrar o currículo. Estou muito feliz porque vou conseguir uma oportunidade. Todas as dicas que eu recebi do pessoal do Detra foram muito valiosas”, contou.

Pedro Paulo Campos, 22 anos, também participou do processo seletivo da empresa que vai abrir um mercado ainda nesse ano na cidade. “Quem está em busca de uma oportunidade deve procurar o Detra. Estou aqui, hoje, feliz porque consegui uma vaga”, contou.

Detra funciona de segunda a sexta-feira

O local funciona de segunda a sexta-feira de 8h às 16h, sendo que de 13h às 14h fecha para almoço. “Além da emissão da carteira de identidade, no Detra, as pessoas podem tirar as dúvidas sobre o Balcão de Empregos da Prefeitura. Um sistema on-line permite o cadastro de currículos de quem busca uma recolocação no mercado de trabalho”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.

Em Itaipava também funciona um ponto de atendimento no Centro de Cidadania Desembargador Jorge Loretti. “Também é um local de atendimento e funciona para facilitar a vida de quem mora longe do Centro da cidade. Vale salientar que os empresários que têm vagas para serem preenchidas nas suas empresas podem usar o Balcão de Empregos para o cadastro das oportunidades. O Balcão faz uma triagem dos currículos de acordo com as necessidades das vagas e os encaminha para as empresas”, contou Gil Magno, diretor do Detra.

Os candidatos devem cadastrar os seus currículos na prefeitura no site www.petropolis.rj.gov.br. Outras informações pelo telefone (24) 2233-8113.

Além do cadastro no Balcão de Empregos e informações sobre isenção na emissão de documentos, o Detra também fornece o serviçp de emissão de carteira de trabalho. Para fazer a primeira via a da Carteira de Trabalho são necessários os documentos: CPF (original); Identidade (original); certidão de nascimento / casamento e comprovante de residência. Para quem vai fazer a segunda via são necessários o CPF e identidade (original); certidão de nascimento / casamento; comprovante de residência (com CEP correto); número e série da CTPS anterior (encontrado em rescisões de contrato, extrato de FGTS, folha de seguro desemprego).

Rua Teresa: referência em moda e geração de empregos

O prefeito Bernardo Rossi também conversou com lojistas e visitantes da Rua Teresa nessa quarta-feira (11.09). Na ocasião, ele falou sobre os serviços prestados no Detra.

“Não foi à toa que que o Detra mudou de endereço e está no coração da Rua Teresa. Queremos que os serviços de auxílio ao cidadão fiquem próximos dos setores produtivos. Os lojistas podem aproveitar e cadastrar as vagas disponíveis nas lojas no Balcão de Empregos, um serviço totalmente gratuito”, salientou Bernardo Rossi.

O segmento de varejo de artigos de vestuário da Rua Teresa representa cerca de 50% do total de lojas de artigos do vestiário do comércio varejista de Petrópolis. De acordo com levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, são pelo menos 735 lojas exclusivas de vestuário na região.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.