O Departamento de Trabalho e Renda – Detra – da Secretaria de Desenvolvimento Econômico oferece de forma gratuita a emissão de carteiras de trabalho em dois postos: no próprio Detra – que funciona no Centro Administrativo Frei Antonio Moser – e no Centro de Cidadania Jorge Loretti, em Itaipava. Somente nos seis primeiros meses desse ano, 2.615 carteiras já foram emitidas.

Em janeiro foram emitidos 599 documentos. Em fevereiro, 362; em março foram 367 e em abril, 407. Já em maio foram 428 e em junho, 452 – sendo que em junho, 346 documentos foram solicitados no Detra e 106 no Centro de Cidadania Jorge Loretti.

“A intenção da Secretaria de Desenvolvimento Econômico é a de tornar mais fácil a aquisição desse documento, por isso, um posto funciona em Itaipava, o que diminui o deslocamento das pessoas que moram mais distantes do Centro”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.

Para fazer a primeira via a da Carteira de Trabalho são necessários os documentos: CPF (original); identidade (original); certidão de nascimento / casamento e comprovante de residência. Para quem vai fazer a segunda via são necessários o CPF e identidade (original); certidão de nascimento / casamento; comprovante de residência (com CEP correto); número e série da CTPS anterior (encontrado em rescisões de contrato, extrato de FGTS, folha de seguro desemprego). Para quem inutilizou o documento ou precisa dar continuidade é necessário a apresentação da CTPS anterior.

Para os casos de perda, roubo, furto ou extravio é necessário apresentar o boletim de ocorrência policial. Os interessados também podem levar os documentos opcionais como título de eleitor e CNH para que os dados possam ser incluídos na Carteira de Trabalho.

“Vale salientar que não é necessário o agendamento prévio para fazer solicitação do documento nesses dois lugares. É preciso atenção com relação aos documentos solicitados para a emissão da carteira”, explicou o diretor do departamento de Trabalho e Renda, Gil Magno.

O Centro de Cidadania Desembargador Jorge Loretti fica na Estrada União Indústria, nº 11.860, sala 05. Há também a possibilidade de conseguir a emissão da Carteira de Trabalho no Centro Administrativo Frei Antônio Moser (Avenida Barão do Rio Branco, nº 2846).