Após receber uma denúncia, Policiais Militares da Unidade de Policiamento Ambiental Três Picos estiveram nesta segunda-feira (15) no município de Teresópolis, na Região Serrana e identificaram um desmatamento de aproximadamente 500 m² dentro de um condomínio.

Segundo os agentes da 5ª UPAm, em um condomínio localizado na Rua Luiz Murat, no bairro Carlos Guinle foi observado o desmatamento de aproximadamente 500 m² em um terreno com cerca de 1 mil m², além do corte de 10 árvores do tipo eucalipto com características nativas em estágios médio e avançados de regeneração em Área de Preservação Permanente. Durante a fiscalização ao condomínio, uma mulher que se apresentou como advogada informou que possuía uma cópia do Licenciamento Ambiental fornecido pela Prefeitura local onde era autorizado o corte de 20 árvores.

Por estar a menos de 30 metros de um corpo hídrico e com aclive igual e superior a 45º e pertencer à Área de Amortecimento do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e Parque Estadual dos Três Picos, os policiais constataram o descumprimento das condicionantes da licença ambiental e encaminharam-na à 110ª DP, onde a ocorrência foi registrada com base no Artigo 38 da Lei de Crimes Ambientais.

Importante ressaltar que qualquer crime ambiental no Estado do Rio de Janeiro pode ser denunciado através do Linha Verde, pelos telefones 2253 1177 (capital), 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) ou pelo aplicativo para celulares “Disque Denúncia RJ”, onde é possível enviar fotos e vídeos, sempre com a garantia do anonimato.

Fonte: Disque Denúncia RJ - DDRio