O desfile em comemoração à Semana da Pátria irá alterar o trânsito no Centro Histórico no feriado de 7 de setembro – Independência do Brasil. A concentração dos participantes acontece às 8h15 na Rua Barão de Teffé com adjacências do Bosque, Rua Epitácio Pessoa e Rua D. Pedro I. O desfile está marcado para começar às 9h na Rua do Imperador – lado par – na altura do Colégio D. Pedro II, com a dispersão próximo à Lanchonete Tony’s. Serão 10agentes da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTrans) no local para desviar o trânsito e orientar os motoristas.

A abertura oficial das comemorações é marcada com uma solenidade na sexta-feira (31.08) às 8h, na Praça dos Expedicionários, no Centro da cidade. Diferente dos anos anteriores, por conta da greve da Educação, a programação foi alterada. Nos distritos o momento cívico acontece no próximo domingo (02.09) às 9h no Parque de Exposições, em Itaipava. Neste dia, a CPTrans terá três agentes na entrada do parque, orientando e sinalizando os motoristas e pedestres. A parte da frente do parque será isolada.

Os ônibus da Viação Cidade Real não devem sofrer alterações. Já os veículos da Cidade das Hortênsias, farão ponto final próximo à Praça D. Pedro, na altura do Banco Bradesco. Os veículos da Cascatinha e Turb vão passar pela Imperatriz, Avenida Ipiranga, Koeler, Monsenhor Barcelar e Rua Rocha Cardoso em direção a Washington Luiz e Rua do Imperador.

O ponto de táxi da Rua Dom Pedro será recuado para Irmãos D’Ângelo, o da Barão de Tefé para a Nilo Peçanha, o ponto de táxi nº 34 para o Shopping D. Pedro e o da Praça dos Expedicionários será recuado para Rua da Imperatriz, em frente ao Museu.

A organização da Semana da Pátria está sendo feita pela Secretaria de Educação. Os desfiles contarão com a presença da Guarda Municipal, que dará suporte à segurança do evento, Comdep e CPTrans, na organização do trânsito.

Semana da Pátria

31.08 / 8h – Abertura oficial (Praça dos Expedicionários)

02.09 / 9h – Momento Cívico em Itaipava – Parque de Exposições

07.07 / 9h –  Desfile Cívico – Centro Histórico