O Desfile Folclórico será o destaque da programação deste domingo (24.06) da 29ª Bauernfest. Bandas marciais, famílias de descendentes dos colonos, bandas de música germânica, grupos folclóricos e atores percorrem ruas do Centro Histórico espalhando a alegria da cultura germânica. O público poderá esperar muita música, coreografias e performances no primeiro desfile desta edição da Festa do Colono Alemão. A concentração acontece a partir de 10h na Rua da Imperatriz, próximo ao portão do Museu Imperial, e de lá o grupo segue, às 10h30, até o Palácio de Cristal – coração da festa. Outro desfile folclórico acontece no dia do encerramento da festa, no domingo, dia 1º de julho, no mesmo horário.

Durante todo o dia, a principal festa do calendário da cidade vai contar com performances teatrais nos jardins do palácio, apresentações de bandas e grupos de dança folclórica, concurso de chope, Jogos Germânicos, recreação infantil, entre outros. “Esperamos que as pessoas venham para a festa, aproveitem o domingo, tragam as famílias para homenagear a cultura germânica em nossa cidade. E, sem dúvida, o desfile pela manhã será um dos pontos altos dessa grande festa. É uma das atrações que mais encantam o público”, frisa o prefeito Bernardo Rossi.

O desfile vai contar com mais de 600 pessoas, reunindo desde crianças à terceira idade. Haverá apresentação de quatro bandas marciais, duas bandas de música tradicional germânica, dez grupos folclóricos, além do Clube 29 de Junho, das famílias, artistas e performances teatrais. A realeza, com a Rainha e a 1ª e 2ª Princesas da 29ª Bauernfest, eleitas no último sábado (16.06), também participam. Além da Rua da Imperatriz, o desfile também percorre a Avenida Koeler, a Praça da Liberdade, a Avenida Roberto da Silveira e termina na Rua Alfredo Pachá.

 “Vamos celebrar a influência germânica em Petrópolis neste que é um dos momentos mais aguardados pelo público. As pessoas adoram o desfile, elogiam os trajes típicos, a música. É uma das atrações mais animadas de todo o evento”, frisa o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Leonardo Randolfo.

Todos os grupos de dança folclórica da cidade participarão dos desfiles, além de um convidado da cidade de Juiz de Fora (MG).

“Os desfiles de domingo durante a Bauernfest, além de ser uma autêntica manifestação de tradição germânica, já que desfiles ocorrem em todos os eventos na Europa e demais festividades do tipo por todo o país, possibilita uma grande manifestação de proximidade da cultura com o público. Desfilamos nas ruas do Centro Histórico levando a alegria da dança e o encanto de evoluções a todos os presentes, por onde passamos”, completa a presidente da Associação dos Grupos Folclóricos Alemães de Petrópolis, Isis Barreto Jader.

Atrações culturais durante todo o dia

A programação promete ser animada durante todo o domingo, com programação em outros palcos da festa, como no Palácio de Cristal, na Praça da Liberdade e na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia).

No Palco Koblenz, nos jardins do Palácio de Cristal, as atrações começam cedo. Ao meio dia quem se apresenta é a Orquestra Ação Social pela Música com participação especial do Coral do Colégio Koeler. A partir de 14h começam as apresentações dos grupos folclóricos Bergstadt, Blumenberg Volkstanz, Petrópolis Danças Folclóricas, Schmetterling, Mosel Volkstänze de Petrópolis, Kaiserstadt Kulturkreis, Rheinland Pfalz e Bauerngruppe.

 Já no Palco Engelberto Seiler, no interior do Palácio, a programação começa às 15h com a apresentação teatral do Bauerntheatre. Às 18h tem Banda Uhul, às 20h Concurso de Chope a Metro e às 21h o público vai contar com a animação da Banda Germânica. Nos jardins do Palácio, de 10h às 13h tem performance teatral com os atores do Hoppeditz – Os Tolos.

 No Palco Brasil, na Praça da Liberdade, a cantora Anna Hannickel se apresenta às 15h. A partir de 17h30 será a vez de Felipe Schmitt. Já nos jardins da praça o público vai poder contar com os Jogos Germânicos, às 11h e às 13h, Banda Marcial Odette Fonseca às 14h e recreação infantil às 14h.

O Biergarten, na Praça da Águia, terá DJ a partir de 14h, além da apresentação da BauernBand às 16h e da Blackout Scorpions Tribute às 20h.

Confira a programação completa de domingo:

CENTRO HISTÓRICO

10h – Desfile Folclórico

Trajeto: da Rua da Imperatriz até o Palácio de Cristal

PALCO ENGELBERTO SEILER

10h às 13h – Hoppeditz – Os Tolos

15h – Bauerntheatre (teatro)

18h às 20h – Banda Uhul

20h – Concurso de Chopp em metro

21h às 23h – Banda Germânica

PALCO KOBLENZ

12h – Orquestra Ação Social pela Música com participação especial do Coral do Colégio Koeler

14h  – Grupo Folclórico Germânico Bergstadt

14h30 – Germanischer Tanz und Trachtenverein Blumenberg Volkstanz

15h – Petrópolis Danças Folclóricas

15h30 – Grupo de Danças Folclóricas Schmetterling

16h15 – Grupo de Danças Folclóricas Schmetterling

17h  – Mosel Volkstänze de Petrópolis

17h45 – Germanischer Tanz und Trachtenverein Blumenberg Volkstanz

18h30 – Kaiserstadt Kulturkreis

19h15 – Grupo de Danças Folclóricas Rheinland Pfalz

20h – Bauerngruppe Danças Folclóricas Alemãs de Petrópolis

20h45 – Bauerngruppe Danças Folclóricas Alemãs de Petrópolis

21h30  – Grupo Folclórico Germânico Bergstadt

PALCO BRASIL

15h às 16h30 – Anna Hannickel

17h30 às 18h30 – Felipe Schmitt

PRAÇA DA LIBERDADE

        Jardins:

11h às 13h – Jogos Germânicos

14h às 15h – Banda Marcial Odette Fonseca

        Coreto:

14h às 16h – Recreação Infantil – Pintura Facial

BIERGARTEN

        14h – DJ

        16h às 18h – BauernBand (banda alemã)

        20h às 21h30 – Blackout Scorpions Tribute