Desfile de Luzes é destaque no feriado do Dia do Colono

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

O feriado desta sexta-feira (29.06), quando a cidade comemora sua colonização, vai contar com uma noite iluminada, com a passagem do Desfile de Luzes pelas ruas do Centro Histórico. Inspirado no Desfile das Lanternas, tradição germânica secular em comemoração ao dia de São Martinho e que também marca o início do inverno alemão, famílias de descendentes dos colonos de Petrópolis e grupos ligados à cultura alemã vão sair da Igreja Luterana, na Avenida Ipiranga, às 19h, levando suas lanternas até o Palácio de Cristal, onde esta o coração da 29ª Bauernfest.

Durante o desfile, mais de mil lanternas produzidas pelas associações de artesanato da cidade serão distribuídas para o público para fazer com que a noite fique ainda mais iluminada. Mas todos estão convidados a levarem suas próprias lanternas para o desfile. O Clube 29 de Junho e grupos folclóricos da cidade participam da homenagem à chegada dos Colonos Germânicos em Petrópolis. Na dispersão do desfile, no Palácio de Cristal, ainda será realizado um concurso para escolher a lanterna mais bonita desta edição.

“Essa foi uma novidade no ano passado e decidimos repetir o sucesso também este ano. Vamos trazer o simbolismo da luz, com as lanternas, para celebrarmos a chegada dos colonos a Petrópolis. É um momento de alegria e comemoração”, destaca o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo. “O Desfile de Luzes é também mais um atrativo da Bauernfest, que ajuda a movimentar a cidade e atrair turistas”, completa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

O Dia do Colono Alemão também terá solenidades durante a manhã para homenagear aqueles que ajudaram a construir Petrópolis. As solenidades começam às 9h, com homenagem no Obelisco, e logo após, às 10h, no monumento Koeler. Já às 11h será celebrado um culto ecumênico no Palácio de Cristal.

Programação durante todo o dia

Os seis palcos da 29ª Bauernfest também estarão movimentados durante todo o dia. No Palco Engelberto Seiler, no interior do Palácio de Cristal, tem Bauernjazz às 15h, Bauernband às 17h30, concurso de chope a metro às 20h, e Banda Germânica às 21h. O Koblenz, que fica nos jardins do atrativo, começa a receber, a partir de 14h30, os grupos folclóricos Blumenberg Volkstanz, Bergstadt, Kaiserstadt Kulturkreis, Petrópolis Danças Folclóricas e Pommerland.

No Palco Brasil, na Praça da Liberdade, haverá apresentação teatral “Os Contos de Grimm”, 15h, o Coral Municipal às 17h, e o show de Felipe Schmitt, às 20h. A praça ainda recebe os Jogos Germânicos às 11h e às 15h, e a Banda 1º de Setembro às 14h. Já no Biergarten, na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia), a programação começa às 14h30 com Breno Morais e João Felippe. Às 17h30 será a vez do Concreto Humano subir ao palco e às 20h30 a Banda do Barril. E o Espaço Tanzen, no clube Petropolitano, recebe o Segredo Novo às 19h30 e Breno Morais + Davi RF às 22h.

Confirma programação:

29/06 – Sexta-feira

DIA DO COLONO ALEMÃO

CENTRO HISTÓRICO

9h – Solenidade e homenagem aos colonos no Obelisco

10h – Solenidade e homenagem aos colonos no monumento Koeler

11h – Culto ecumênico no Palácio de Cristal

19h – Desfile de Luzes

Trajeto: da Igreja Luterana, na Avenida Ipiranga, até o Palácio de Cristal.

PALCO ENGELBERTO SEILER

14h às 17h – Hoppeditz – Os Tolos

15h – Bauernjazz

17h30 às 19h30 – Bauernband

20h – Concurso de Chopp em metro

21h às 24h – Banda Germânica​

PALCO KOBLENZ

14h30 – Blumenberg Volkstanz

15h – Grupo Folclórico Germânico Bergstadt

15h30 – Kaiserstadt Kulturkreis

16h15  – Petrópolis Danças Folclóricas

17h – Pommerland

20h45 – Grupo Folclórico Germânico Bergstadt

21h30 – Grupo de Danças Folclóricas Rheinland Pfalz

22h15 – Petrópolis Danças Folclóricas

23h  – Bauerngruppe Danças Folclóricas Alemãs de Petrópolis

PALCO BRASIL

15h às 16h – Os Contos de Grimm (teatro)

17h às 18h – Coral Municipal de Petrópolis

20h às 22h – Felipe Schmitt

PRAÇA DA LIBERDADE

        Jardins:

11h e 15h – Jogos Germânicos

        Coreto:

14h – Banda 1º de Setembro

BIERGARTEN

14h30 às 16h – Breno Morais e João Felippe

16h – DJ

17h30 às 19h – Concreto Humano

20h30 às 22h30 – Banda do Barril

ESPAÇO TANZEN

19h30 às 21h30 – Segredo Novo

22h – Breno Morais + Davi RF (long set)*

*A partir das 22h haverá cobrança de ingresso.

  Evento para maiores de 18 anos

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.