Giro Serra

Descaso: lixo e estacionamento irregular na Rua do Túnel

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

A Rua Hélio Bittencourt, conhecida como “Rua do Túnel” é um dos locais procurados por motoristas e pedestres que preferem não enfrentar trânsito e sair dos congestionamentos no Centro Histórico. Entretanto, a via que dá acesso a localidades como Bairro Esperança, Floresta, Quissamã e Itamarati continua com problemas que vão desde o acúmulo de lixo, estacionamento irregular de veículos e buracos.

Na manhã de hoje (1), próximo a um supermercado, a grande quantidade de lixo espalhado pelo início da via, a poucos metros da Rua Caldas Viana, chamava a atenção de quem passava pelo trecho. No mesmo local, dois automóveis particulares estavam estacionados no trecho, que é estreito, podendo impedir a passagem de veículos maiores pela pista.

Na extensão da via, a rotina do excesso de buracos ainda predomina, causando dificuldades aos motoristas. Já os pedestres apontam o aumento da presença de moradores em situação de rua, que realizam suas necessidades fisiológicas no trecho. “Precisamos que os órgãos responsáveis venham colocar ordem por aqui. Não é possível que ninguém esteja vendo todos esses problemas”, disse um morador da localidade.

Em nota, o Município informa que a Comdep não registrou nenhuma reclamação sobre a coleta de lixo no local e irá incluir a via na programação para remoção de entulho. Sobre o estacionamento irregular, o órgão informa que a CPTrans atua de acordo com demandas que chegam através do Disque 156. A Prefeitura afirmou também que a Rua do Túnel recebeu aplicação de asfalto dentro do Programa Prefeitura Presente e, devido a citação em nossa reportagem, voltará a atender a rua através do serviço de tapa-buraco. Confira a nota na íntegra:

“Os agentes da CPTrans atuam de acordo com as demandas que chegam pelo 156. É importante frisar que independente de sinalização proibitiva, estacionar de maneira que prejudique o trânsito dos demais veículos é uma infração de trânsito, conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro. A CPTrans solicita que os moradores denuncie a irregularidade no momento do flagrante, para que os agentes possam ir ao local e tomar as devidas providências, como casos anteriores que de estacionamento irregular na mesma via.

A Rua do Túnel recebeu aplicação de asfalto dentro do programa Prefeitura Presente, mas voltará a ser atendida pelo serviço de tapa-buraco.

A Comdep não registrou nenhuma reclamação sobre a coleta de lixo no local. A Comdep vai voltar a incluir o local na programação das equipes operacionais para receber o serviço de remoção de entulho.

Vale lembrar que o despejo de restos de obras, mato, móveis e eletrodomésticos sobre ruas e calçadas é proibido pelo Código de Posturas do município. A destinação correta é levar o material para o aterro de Pedro do Rio. Quem for flagrado cometendo a irregularidade é intimado a fazer a remoção imediata e recebe multa de R$ 800.

A população pode ajudar a coibir o descarte irregular de entulho denunciando os casos para a Fiscalização de Posturas pelo telefone 2246-9042 e para a Comdep pelo 2292-9500. A Fiscalização de Posturas irá ao local para identificar os responsáveis pela irregularidade.

A Comdep oferece o serviço de recolhimento gratuito de até 20 sacos de entulho por meio do serviço Disque Entulho – os agendamentos podem ser feitos pelo telefone 2243-7822. O programa possui rotas fixas de segunda a sexta, mas atende outros locais de acordo com a disponibilidade das equipes”.

 

Crédito da foto: Giro Serra

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.