Foto: Divulgação

Deputado Yuri Moura quer política de preservação e limpeza das cachoeiras no estado

“A falta de planejamento, investimento e rotina em políticas de conservação ambiental e a ação humana inadequada têm contribuído para a degradação das cachoeiras e seus entornos naturais”, defende Yuri.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Com o objetivo de proteger rios e cachoeiras, conservar os recursos naturais para as gerações futuras, garantir a prática do turismo sustentável e o lazer da comunidade local, o deputado Yuri protocolou na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), um Projeto de Lei que cria a Política Estadual de Proteção e Limpeza de Cachoeiras, isto é, articula ações efetivas e constantes que efetivam a legislação de preservação e envolvam as comunidades. O parlamentar afirma que ações como desmatamento, queimadas, poluição hídrica, urbanização desordenada e práticas de turismo sem consciência ambiental são alguns dos fatores que têm impactado negativamente a qualidade das cachoeiras no estado. “A falta de planejamento, investimento e rotina em políticas de conservação ambiental e a ação humana inadequada têm contribuído para a degradação das cachoeiras e seus entornos naturais”, defende Yuri.

Para a prática do serviço de proteção às cachoeiras, o deputado propõe um programa que traz ações de voluntariado com moradores da localidade e envolvimento de entidades não governamentais, além da participação obrigatória, por meio de plano de ação, de órgãos e entidades públicas de proteção ambiental. O Projeto propõe que o Poder Executivo estadual deverá utilizar os recursos do Fundo Estadual do Meio Ambiente e outros recursos que vierem a ser destinados à conservação e proteção do meio ambiente no Estado, junto de campanhas em educação ambiental e cooperações técnicas com pesquisadores.

Yuri é natural de Petrópolis, a cidade, em particular, oferece atrativos como a Cachoeira do Bonfim, em Corrêas; Cachoeira da Macumba, em Itaipava; Cachoeira da Rocinha, em Secretário; das Sete Quedas, em Araras, entre outras, como no Caxambu. Atrações que são frequentadas por moradores e turistas.

O Mandato Popular tem um compromisso com a preservação do meio ambiente, pois é um bem fundamental para a qualidade de vida da população e para a garantia da existência de recursos naturais para as gerações futuras.

“A proteção das cachoeiras é de grande importância não apenas como patrimônio natural, mas também como atrativo turístico, gerando emprego e renda para a população local”, afirma. Por isso, as ações de conservação desses patrimônios naturais são essenciais.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.