Philippe Lima

Delegacia de Combate a Crimes Raciais é inaugurada Unidade formará um núcleo de atendimento a pessoas em situação vulnerável

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro inaugurou, nesta quinta-feira (13/12), a Delegacia de Combate a Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi). A unidade tem como titular o delegado Gilbert Stivanello e funciona na Lapa, no mesmo endereço da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV) e da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). As três especializadas vão transformar o espaço em um núcleo de atendimento a pessoas em situação vulnerável.

– A Decradi ser instalada nesse mesmo endereço, na Lapa, um símbolo do Rio de Janeiro, é muito significativo. Que a gente possa circular pelas ruas livremente, independente da nossa religião, grupo étnico e opção à vida – disse o secretário de Segurança, Richard Nunes.

A Delegacia de Direitos Humanos atuou em parceria para a capacitação dos agentes da nova especializada.

A delegacia terá como prioridade registrar e investigar casos que tenham como motivação crimes de ódio e discriminação, como racismo, injúria, xenofobia, homofobia e outros tipos de preconceito. Mesmo com a criação da Decradi, todas as delegacias do estado continuarão aptas a registrar crimes dessas naturezas. Nesses casos, a Decradi acompanhará seus desdobramentos.

 

Legado

O chefe de Polícia Civil, Rivaldo Barbosa, aproveitou a ocasião para informar que foi criado um grupo de trabalho para dar publicidade ao acervo religioso do Museu da Polícia Civil.

– Hoje é um dia memorável para a Polícia Civil. Não podemos mais aceitar comportamentos retrógrados, já estamos na segunda década do século 21. Devemos ser menos preconceituosos, inclusive com a ação policial. A inauguração da delegacia é um legado para a sociedade carioca – afirmou o delegado Rivaldo Barbosa.

A nova delegacia funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. O endereço é Rua do Lavradio, nº 155, na Lapa.

Fotos: Philippe Lima

Fonte: GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Crédito da foto: Philippe Lima

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.