Ontem foi o último dia em que a copa do mundo teve jogos disputados na primeira fase, no grupo G os classificados já estavam definidos desde a rodada anterior, restando saber quem ficaria com a liderança do grupo, já no H haviam três seleções para duas vagas.

Colômbia e Senegal fizeram uma espécie de 16 avos de final, onde os sul-americanos precisavam vencer para chegar a próxima fase, já os africanos necessitavam empatar para eliminar ou Colômbia, ou Japão dependendo do jogo entre os poloneses contra os nipônicos.

A seleção colombiana venceu pelo placar de 1 a 0, o gol foi marcado pelo zagueiro Mina, este placar foi o suficiente para garantir os sul-americanos nas oitavas de final e eliminar os senegaleses que viram a Polônia derrotar o Japão por 1 a 0 e no número de cartões recebidos, os asiáticos avançaram de fase.

No grupo G, Inglaterra e Bélgica decidiram quem ficaria com a liderança, já que ambas estavam classificadas pelas vitórias obtidas sobre Panamá e Tunísia, com gol de Januzaj, os belgas venceram os ingleses e terminaram no primeiro lugar, no jogo de eliminados, a Tunísia venceu o Panamá por 2 a 1.

Com isso os últimos cruzamentos da copa ficaram definidos, a Bélgica terá o Japão como adversário e teremos o interessante confronto entre a Inglaterra e a seleção da Colômbia, nesta fase de grupos todas as seleções marcaram ao menos dois gols.