fotos: OLI SCARFF/GETTY; Getty Images; O Lance!; CHRISTOF STACHE / AFP.

Definidos os campeões das cinco principais ligas da Europa

Veja os destaques dos títulos do Manchester City, Barcelona, PSG e Bayern de Munique
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Os campeões das cinco principais ligas das Europa foram definidos no último domingo (28). Napoli, Manchester City, Barcelona, Paris Saint Germain (PSG) e Bayern de Munique conquistaram os títulos nacionais de seus respectivos campeonatos, veja as campanhas que os levaram aos títulos.

Seria A – Campeonato Italiano

O Napoli se sagrou campeão italiano pela primeira vez depois do título conquistado por Maradona, 33 anos atrás. Sob o comando do técnico Luciano Spalletti, os Azuis conquistaram o título nacional com cinco rodadas de antecedência. Os destaques da temporada mágica do time foram a maneira de jogar e por nomes do setor ofensivo, com o atacante nigeriano Victor Osimhen e o ponta georgiano Khvicha Kvaratskhelia. O time tem 87 pontos, com 27 vitórias, 6 empates e 4 derrotas, além de 75 gols marcados e 28 sofridos. Vala ressaltar que ainda resta uma rodada para o fim do campeonato, mas o título já foi matematicamente decidido.

La Liga – Campeonato Espanhol

O Barcelona foi o campeão da La Liga em 2023. Em temporada de reconstrução, o time comandado pela lenda do clube, Xavi Hernandez, conseguiu superar o Real Madrid de Vinícius Júnior e o Atlético de Madrid de Antonie Griezmann. O vigésimo sétimo título espanhol do clube teve o jogo coletivo e o artilheiro polonês Robert Lewandowkski como grandes destaques. Com uma rodada para o fim do campeonato, mas o título garantido desde a 34° rodada, o time possui 28 vitórias, 4 empates e 5 derrotas, além de 69 gols marcados e 18 sofridos.

Ligue 1 – Campeonato Francês

O PSG se tornou o maior campeão do campeonato francês da história nesta temporada, chegando aos 11 títulos. O time teve começo de temporada elétrico com Neymar, Mbappé e Messi em grande fase, mas depois da Copa do Mundo e com a lesão do craque brasileiro, o rendimento do time caiu muito, e a distância para o segundo colocado se tornou menor que a habitual. O time de Paris venceu 27 partidas, empatou 4 e perdeu 6, além 87 gols marcados e 37 sofridos, conquistando 87 pontos. Vale lembrar que resta uma rodada para o fim do campeonato, mas o título já foi decidido matematicamente.

Bundesliga – Campeonato Alemão

O Bayer de Munique manteve sua hegemonia na Alemanha e venceu mais um título. Em temporada extremamente conturbada administrativamente, com trocas de técnicos e demissão do CEO anunciada 1 minuto após o título, o time da Baviera conquistou seu trigésimo terceiro título da Bundesliga. Com muita irregularidade e contando com “vacilos” do rival Borrusia Dortmund em momentos decisivos, o time conquistou 71 pontos, a mesma quantidade do rival, mas ficou na frente na tabela por conta das vitórias nos confrontos diretos. O time venceu 21 partidas, empatou 8 e perdeu 5, além de fazer 92 gols e levar 38.

Premier League – Campeonato Inglês

O Manchester City foi campeão pela nona vez do campeonato inglês, quinto do atual técnico, Pep Guardiola, e terceiro em sequência. O time azul de Manchester teve campanha diferente dos títulos anteriores, começou em fase morna, permitiu que o Arsenal liderasse por grande parte do campeonato, mas com campanha bombástica do atacante Erling Haaland, estabelecendo um novo recorde de 36 gols em uma única edição da competição, e uma sequência impressionante de 11 vitórias na reta final do campeonato, se sagrou campeão com três rodadas de antecedência. O time terminou o campeonato com 85 pontos, tendo 28 vitórias, 5 empates e 5 derrotas, além de 92 gols marcados e 32 sofridos.

Além do título inglês, o Manchester City ainda vai disputar a final da Liga dos Campeões da Europa contra a Inter de Milão, da Itália.  

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.