Os campeões das cinco principais ligas das Europa foram definidos no último domingo (28). Napoli, Manchester City, Barcelona, Paris Saint Germain (PSG) e Bayern de Munique conquistaram os títulos nacionais de seus respectivos campeonatos, veja as campanhas que os levaram aos títulos.
Seria A – Campeonato Italiano
O Napoli se sagrou campeão italiano pela primeira vez depois do título conquistado por Maradona, 33 anos atrás. Sob o comando do técnico Luciano Spalletti, os Azuis conquistaram o título nacional com cinco rodadas de antecedência. Os destaques da temporada mágica do time foram a maneira de jogar e por nomes do setor ofensivo, com o atacante nigeriano Victor Osimhen e o ponta georgiano Khvicha Kvaratskhelia. O time tem 87 pontos, com 27 vitórias, 6 empates e 4 derrotas, além de 75 gols marcados e 28 sofridos. Vala ressaltar que ainda resta uma rodada para o fim do campeonato, mas o título já foi matematicamente decidido.
La Liga – Campeonato Espanhol
O Barcelona foi o campeão da La Liga em 2023. Em temporada de reconstrução, o time comandado pela lenda do clube, Xavi Hernandez, conseguiu superar o Real Madrid de Vinícius Júnior e o Atlético de Madrid de Antonie Griezmann. O vigésimo sétimo título espanhol do clube teve o jogo coletivo e o artilheiro polonês Robert Lewandowkski como grandes destaques. Com uma rodada para o fim do campeonato, mas o título garantido desde a 34° rodada, o time possui 28 vitórias, 4 empates e 5 derrotas, além de 69 gols marcados e 18 sofridos.
Ligue 1 – Campeonato Francês
O PSG se tornou o maior campeão do campeonato francês da história nesta temporada, chegando aos 11 títulos. O time teve começo de temporada elétrico com Neymar, Mbappé e Messi em grande fase, mas depois da Copa do Mundo e com a lesão do craque brasileiro, o rendimento do time caiu muito, e a distância para o segundo colocado se tornou menor que a habitual. O time de Paris venceu 27 partidas, empatou 4 e perdeu 6, além 87 gols marcados e 37 sofridos, conquistando 87 pontos. Vale lembrar que resta uma rodada para o fim do campeonato, mas o título já foi decidido matematicamente.
Bundesliga – Campeonato Alemão
O Bayer de Munique manteve sua hegemonia na Alemanha e venceu mais um título. Em temporada extremamente conturbada administrativamente, com trocas de técnicos e demissão do CEO anunciada 1 minuto após o título, o time da Baviera conquistou seu trigésimo terceiro título da Bundesliga. Com muita irregularidade e contando com “vacilos” do rival Borrusia Dortmund em momentos decisivos, o time conquistou 71 pontos, a mesma quantidade do rival, mas ficou na frente na tabela por conta das vitórias nos confrontos diretos. O time venceu 21 partidas, empatou 8 e perdeu 5, além de fazer 92 gols e levar 38.
Premier League – Campeonato Inglês
O Manchester City foi campeão pela nona vez do campeonato inglês, quinto do atual técnico, Pep Guardiola, e terceiro em sequência. O time azul de Manchester teve campanha diferente dos títulos anteriores, começou em fase morna, permitiu que o Arsenal liderasse por grande parte do campeonato, mas com campanha bombástica do atacante Erling Haaland, estabelecendo um novo recorde de 36 gols em uma única edição da competição, e uma sequência impressionante de 11 vitórias na reta final do campeonato, se sagrou campeão com três rodadas de antecedência. O time terminou o campeonato com 85 pontos, tendo 28 vitórias, 5 empates e 5 derrotas, além de 92 gols marcados e 32 sofridos.
Além do título inglês, o Manchester City ainda vai disputar a final da Liga dos Campeões da Europa contra a Inter de Milão, da Itália.
Comentários estão fechados.