A Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec-RJ) lança oficialmente, neste sábado (16.12), às 9h30, a Rede Estadual de Voluntários de Proteção e Defesa Civil, batizada de REDE SALVAR. A iniciativa tem como objetivo integrar, em um único sistema, todas as agências que atuam de forma humanitária, em prol da redução de riscos de desastres, no território fluminense. O evento acontecerá no Quartel Central do Corpo de Bombeiros RJ, no Centro do Rio.

  • Esta é a maior rede de voluntários de Defesa Civil do Brasil. Estamos criando uma grande teia de pessoas dispostas a colaborar em situações de desastres – afirmou o subsecretário de Estado de Defesa Civil, coronel Marcelo Hess.

A REDE SALVAR está hospedada em uma plataforma web, que será disponibilizada gratuitamente para todos os municípios. É um ambiente de cadastro e gerenciamento do voluntariado do Rio de Janeiro.

  • Fazer parte desse projeto, além de ser um ato humanitário, proporciona benefícios para toda a população. O Sistema de Defesa Civil se fortalece ao capacitar, treinar e trocar experiências com o cidadão, tornando-o apto para o pronto emprego em uma situação real de necessidade – reforçou o coronel Hess.
    Grupos como a Cruz Vermelha Brasileira, a Legião da Boa Vontade (LBV), a ONG Save The Children, Jipeiros, Escoteiros e a Rede de Radioamadores, entre outros que compõem o serviço, participarão da solenidade.

O lançamento da REDE SALVAR será neste sábado (16.12), às 9h30, no Quartel Central do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro que fica na Praça da República, 45 – Centro-RJ.

 

Fonte: Secretaria de Estado de Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro