Reprodução da internet

Defesa Civil RJ lança Plano de Emergência do Estado nesta quarta-feira (05.12) Período do Verão, em que há indicativos de chuvas fortes, recebe atenção especial no planejamento

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

A Secretaria de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro (Sedec-RJ) lança, nesta quarta-feira (05.12), o novo Plano de Emergência do Estado (PEM-RJ). Com vigência até 30 de novembro de 2019, o documento traça estratégias para otimizar as ações de resposta a emergências e desastres ocorridos no Estado, de forma integrada e articulada com os 92 municípios fluminenses.

– O plano é o ponto de partida para que sejam definidos o socorro, a assistência à população vitimada e, também, as ações de recuperação dos cenários atingidos, objetivando minimizar danos e prejuízos. A partir do estudo de um ou mais cenários de risco de desastre, são estabelecidos protocolos oficiais para mobilização preventiva, a partir dos sinais de alerta e alarme, e para mobilização de emergência, em reação a eventos adversos – explicou o secretário de Estado de Defesa Civil, coronel Roberto Robadey Jr.

A ferramenta é destinada a todos os integrantes do Sistema Estadual de Defesa Civil (SIEDEC). O trabalho foi coordenado pelo Departamento Geral de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro (DGDEC) e é fruto de dezenas de reuniões em parceria com mais de 42 agências, incluindo instituições governamentais e não-governamentais, entidades privadas e segmentos organizados da sociedade civil. Cerca de 184 pessoas, entre especialistas, servidores públicos e cidadãos fluminenses, colaboraram com o projeto.

 

Plano Verão 2019

Parte integrante do Plano de Emergência, o Plano Verão 2019 é um planejamento tático para a integração de múltiplos saberes técnicos na área de proteção comunitária, durante o período com indicativo de chuvas fortes no Estado. Sua vigência vai de 01 de dezembro de 2018 a 31 de março de 2019; podendo ser prorrogado mediante critérios de excepcionalidade.

 

Defesa Civil on-line

Os dados do Plano de Emergência e do Plano Verão 2019 serão disponibilizados para o público no novo site da Sedec-RJ. A página, voltada para o cidadão e para os gestores de Defesa Civil dos municípios, conta com informações sobre ensino à distância, legislação, manuais e apostilas temáticas, contatos das regionais de Defesa Civil, das Defesas Civis municipais e orientações sobre voluntariado, entre outros serviços.

O portal também abriga um jogo on-line voltado para o público infanto-juvenil, com noções de prevenção e atuação em desastres. Os jogadores são convidados a participar de ações de resgate a vítimas de enchentes, acionamento de sirenes de emergência, desocupação temporária de comunidades vulneráveis, distribuição de material humanitário e plantio de mudas para recuperação de encostas. A trilha sonora do game foi desenvolvida pela Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.

 

Inclusão Social

Também nesta quinta-feira, a Defesa Civil Estadual lança, em parceria com o Instituto Ines, um DVD inédito que conta, por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras), a história da Defesa Civil no Brasil e divulga conceitos básicos de proteção e prevenção de desastres. O projeto, intitulado “Proteção em suas mãos”, favorece a inclusão social e reconhece a importância das pessoas com deficiência na gestão do risco. O material está disponível no site da Sedec-RJ e vai ser distribuído para a comunidade surda e para as Defesas Civis municipais.

 

Rede Salvar

O evento também vai homenagear as agências que compõem a REDE SALVAR, Rede Estadual de Voluntários.

 

Agenda:

Lançamento do Plano de Emergência do Estado e do Plano Verão 2019   

Data: 05.12 (quarta-feira)

Horário: 15h

Local: Auditório A do Quartel Central do CBMERJ

Endereço: Praça da República, 45 – Centro

Fonte: GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Crédito da foto: Reprodução da internet

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.